Fim de ano está aí e já começamos a pensar nos presentes que vamos comprar, na decoração de natal e outros gastos que aparecem no final de ano. Mas quando vira o ano, nos deparamos com a fatura do cartão estourada. Então como organizar as finanças de fim de ano e economizar para não termos sustos?

Primeiro que falo por experiência própria, já passei por um sufoco desses. Gastei muito num fim de ano e me assustei com a fatura. Depois disso me comprometi comigo mesma que não aconteceria de novo. Sério, não quero passar por isso novamente.

Então vamos as dicas de como organizar as finanças de fim de ano!

1. Quanto você pode gastar?

Primeiro vamos determinar o valor que você pode gastar neste fim de ano. Esse valor vai te ajudar a tomar as próximas decisões da organização das suas finanças pessoais.

Então anote esse valor e vamos para a próxima parte que é super importante também.

2. Faça uma lista

Amo listas! Anote tudo o que você pretende comprar nesse fim de ano, tudo o que você vai precisar, decorações, presentes, alimentos, etc. Vá colocando na ponta do lápis quanto você vai gastar.

Com essa lista em mãos, agora você vai comparar preços! Vamos ver quais desses itens estão mais baratos em quais lojas. Também vamos pegar aquele valor que você pode gastar para ver se os valores da lista estão de acordo com o que você pode gastar. Se não tiver, pode ser necessário substituir ou até tirar alguns itens da lista.

Esse ano vou fazer a maioria das minhas compras online, então fica até melhor de fazer essa pesquisa de preços. Eu gosto de comprar nas Americanas, Amazon e Submarino. Fica de olho nas promoções que essas lojas fazem, principalmente em novembro.

infografico para compartilhar no Pinterest resumindo como organizar as finanças com a dica da lista

3. Não deixe os presentes de natal para última hora

E falando em presentes, agora que você já tem sua lista do que comprar, não deixe para depois. Procure já ir comprando os presentes com antecedência. Compras em cima da hora nessa época podem sair bem mais caro para seu bolso. 

Eu gosto de começar a comprar os presentes em setembro. Decorações de natal eu começo a comprar em outubro.

4. Guarde recibos

Eu tenho esse hábito com tudo que compro. E nessa época de fim de ano, mesmo se você comprou um presente para outra pessoa, guarde o recibo. Talvez aquela camisa que você comprou para seu pai pelo décimo ano consecutivo não fique legal e ele queira trocar. Também é bom saber se a loja que você comprou aceita trocas até depois do natal. Se for online nem sempre aceitam.

5. Reaproveite Presentes

Sabe aquele livro que você não ler faz tempo, mas tá em perfeitas condições? Que tal dá um novo lar para ele? Já recebi um livro de presente assim e fiquei tão feliz! Essa é uma ótima forma de economizar na festa de natal e de fim de ano e ainda é sustentável.

Essa dica serve não só para livros, mas para outras coisas também, porém tem que está em boas condições.

Você vai curtir ler também:

+ Como organizar a festa de natal em casa

6. Faça seus presentes!

Eu gosto de eu mesma fazer muitas coisas da decoração e até presentes. Além de economizar, tem muito significado. 

Presentes de natal

Você pode fazer cartões de natal. Existem várias formas simples de fazer. Gosto de olhar no Pinterest para me inspirar.

Esse ano estou fazendo uma decoração que vi no Pinterest que são pequenas árvores de natal de papel. São lindas! 

E pretendo fazer também alguns presentes eu mesma. Você pode presentear as pessoas com experiências também, como momentos especiais com você. Já viu aquele jarrinho com vale momentos? Tipo vale um abraço ou vale um jantar.

7. Faça um amigo secreto na família

Amigo secreto é uma ótima forma de economizar dinheiro com presentes, porque você só vai precisar dar um presente. Mas claro que nem toda família curte fazer, principalmente as crianças. Então vale conversar, se eles concordarem você faz, se não, seguimos com as outras dicas.

Você vai curtir ler também:

+ Melhores filmes de natal para assistir na Netflix

Como organizar as finanças de fim de ano – Conclusão

E foram essas as dicas para você curtir esse final de ano sem sustos. Você não precisa seguir todas elas. Veja as que fazem sentido para você. Não existe regra, pois cada um tem a sua realidade.

Qualquer coisa se precisar estou no Instagram como @laysejuju, onde posto dicas de organização e criatividade. Também estou no Twitter. E agora estou no Peoople onde posto várias recomendações, inclusive de apps para organizar as finanças! 

Além disso tenho uma newsletter com vários textos sobre produtividade, reflexões, experiências e brindes! 💌

Foto da capa: @freestocks (unsplash.com)

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

4 comentários

  1. Eu amei essas dicas e super vou aderir.
    Eu AMO amigo secreto, sério, eu tenho uma verdadeira paixão por isso, mesmo sabendo das críticas que muitos fazem, eu gosto dessa atmosfera de presentear as pessoas e sem contar que o mais legal do amigo secreto é o momento da entrega dos presentes, acho super divertido

    Beijos,
    Carol Justo | Justo Eu?!

    1. Oii Carol!!! Que bom que gostou 😊
      Acho muito divertido amigo secreto!
      Eu amo tentar pensar no presente que a pessoa que eu tirei vai gostar ^^
      Também acho muito divertido!

      Beijosss!!!

    1. Eu também Fernanda!😊 É muito bom o sentimento de saber que aquilo foi a gente que fez. E quando é um presente, a gente coloca muito mais sentimento 💖

      Beijinhos pra você também 😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.