Sempre que eu começo um projeto fico super motivada, mas depois de um tempo já passa a animação. Depois de um tempo, descobri que isso acontecia comigo porque eu não via resultados reais. Eu planejava muito, não validava, não colocava uma versão básica para teste, aí a empolgação ia embora pela falta de resultados.
Esse é um dos motivos que pode te fazer desmotivar de um trabalho, a falta de resultados, ou os resultados não são mais o que você esperava. Acredito que, todo projeto tem que se reinventar para sobreviver. Não só pela questão do mundo mudar, mas também para motivação de quem faz o projeto.
Um dos projetos que mais gostei de participar tinha essa dinâmica de todo ano evoluir e mudar, trazer coisas novas e com isso desafios novos. Claro que as ideias eram aceitas pela equipe e a galera topava essa reinvenção anual. A gente mudava, mas mantinha os princípios básicos do projeto, sem perder nossa essência. Isso é importante de se pensar quando estamos perdendo a empolgação num projeto.
E se os princípios mudaram?
Seus princípios mudaram? Dá pra colocar esses novos princípios no projeto? Se não tem como mudar os princípios, se você mudou muito para esse projeto, talvez o ideal seja sair. A gente tem medo de se afastar de nossas criações, principalmente aquelas que a gente construiu com tanto trabalho, mas às vezes é necessário sair para criar algo novo.
Essa é uma decisão sua e só sua. Eu não posso dizer pra você sair assim de um dia para outro de um projeto. Nem eu faço isso. Eu penso muito e reluto muito para sair de um projeto, mesmo eu vendo que não vale mais a pena continuar. Seja por falta de motivação, falta de tempo ou questões de saúde. Nós temos que entender nossos limites também.
Desmotivei, e agora?
Primeiro vamos entender o porquê da falta de motivação. São os resultados? A dinâmica de trabalho? Os princípios? Tendo essa resposta eu costumo tentar mudar a forma que faço o projeto. No caso do blog, penso em formas diferentes de abordar o assunto e falo de outros temas que podem ser interessantes para vocês. Conversar com outras pessoas que conhecem meu projeto ajuda muito nessa renovação.
E se isso não funcionar? Então tenho duas opções: abandonar ou deixar na geladeira por um tempo.
Tenho vários projetos na geladeira esperando amadurecer para sair para o mundo. Tenho uns que comecei, mas por vários motivos não deram certo. Então eu os deixo no cantinho esperando. Quem sabe um dia. Um bom exemplo é um caso de um novo (não tão novo) projeto que vou lançar em breve no Youtube. 👀
E quando abandonar? Quando não tiver jeito mesmo. Geralmente acontece nos motivos relacionados a mudança de princípios. Eu dificilmente abandono de vez. Costumo deixar na geladeira mesmo. Mas recentemente abandonei alguns.
Tenho um projeto, mas não posso abrir mão dele
Esse caso pode ser o de muitas pessoas aqui. E lá vai o que eu faria para me manter motivada, mas lembre que essa é uma decisão sua.
1- Tente encontrar um motivo para continuar. Esse projeto ajuda pelo menos uma pessoa? Já tá valendo! Foque nesse motivo sempre que bater aquele desânimo.
2- Às vezes dá para revigorar o projeto com novas ideias. Como disse, conversar com outras pessoas da mesma área ou que conheçam seu projeto pode ser ótimo para trazer essas novas ideias.
3- E não se sinta preso em seguir num projeto pra sempre. Já investi em projetos que não acreditava mais, e não rendia mais frutos. Também não me fazia bem continuar neles.
E é isso! Espero que esse texto tenha ajudado você de alguma forma. Nos próximos meses esse blog vai passar por uma revigorada no conteúdo. Na verdade, desde o início eu quero focar em desenvolvimento de projetos e também na criatividade, mas fiquei mais em organização. Então a partir de hoje os assuntos abordados aqui serão com foco no desenvolvimento de projetos e criatividade e ligados a ele teremos organização e produtividade.
Estou sempre aberta a sugestões que você pode deixar aqui nos comentários. E como sempre estou no Instagram e Twitter. Você também me encontra no Pinterest onde coloco vários conteúdos e inspirações 😊
E tem minha newsletter que você pode se inscrever aqui 💌
Muito legal as dicas Ju! Já passei várias vezes por essa crise de desmotivação em alguns projetos e uma coisa que sempre me ajuda é relembrar o porquê de ter começado ele. Voltar no tempo e relembrar as conquistas que você obteve com aquilo dão uma energia pra enfrentar os desafios que estão querendo te colocar pra baixo. 🙂
Que bom que gostou 😃 Isso mesmo, relembrar o que inicialmente te motivou a começar ajuda muito.
[…] exemplo. Então o que fazer? Como nesse caso está muito relacionado a motivação, recomendo muito meu texto sobre o assunto. E também tem alguns exercícios para se manter produtivo e menos […]
Estou amando sua didática de leitura …palavras simples e conteúdo realista nos dias de hj.
Gratidão!
Fico tão feliz com mensagens como a sua! Já pensei em desistir do blog várias vezes, mas quando vejo mensagens como essa me dá forças pra continuar ♥ Obrigada!