Rotina matinal é o que você faz toda manhã, geralmente em uma sequência. Livros como o Milagre da Manhã pregam que você deve ter uma rotina específica com os mesmos hábitos que o livro prega como escrever num diário, meditar, se exercitar, tomar um banho gelado. etc.

Pessoalmente eu não acredito tanto nisso. Alguns desses hábitos são até legais e até coloquei na minha rotina, mas colocar todos? Parece coisa de mais para mim. Também não acredito em manter uma sequência fixa. Não sei se perceberam, mas gosto de quebrar rotinas para variar meus dias. É importante para mim fazer isso, senão perco o interesse pela coisa.

Uma rotina matinal funciona como uma estrutura organizacional do dia. A ideia é ter em mente o que você vai fazer pela manhã (na ordem que você preferir) e fazer. Quando já temos isso claro, fica mais fácil começar o dia. A gente não precisa pensar tanto e tomar tanta decisões logo pela manhã.

Claro que vai ter dias que você não vai conseguir ter essa rotina, pois imprevistos acontecem ou só não estamos muito afim. 

A principal importância de ter uma rotina toda manhã é que você curti a manhã. É a ideia de estar e viver o presente.

Mas eu não acordo cedo

Gatinho filhote amarelo e branco dormindo estirado na cama num lençol com listras azuis
Foto: unsplash

Primeiro você tem que descobrir o seu relógio biológico. Nós não somos iguais a ninguém e realmente tem gente que é mais produtivo pela manhã e outros pela noite. Meu relógio biológico é uma coisa curiosa.

Eu passei minha vida inteira dizendo que era uma pessoa noturna, que era mais produtiva no final da tarde até a noite. Até que um dia resolvi fazer um teste. Passei uma semana indo dormir cedo e acordando cedo. Os dois primeiros dias foram estranhos, mas os seguintes foram mágicos. Eu nunca tinha me sentido tão bem! Antes eu vivia cansada, mas agora estava muito disposta.

Na semana seguinte abandonei a experiência e voltei a dormir tarde, porque eu adoro dormir tarde. Só anos depois voltei a experimentar acordar cedo de novo quando fiquei conhecendo o 5am club que já comentei aqui no blog.

Depois que tive uns problemas de saúde e passei a tomar uns remédios que davam muito sono, ficou difícil seguir com o 5am club. Isso me deixou muito frustrada, pois eu queria acordar cedo, mas não conseguia.

Resolvi então respeitar o meu tempo. Agora eu acordo às vezes de 5h30, 6h ou 8h, 9h. Depende muito do dia, mas não me pressiono tanto mais.

Como o relógio biológico está relacionado à rotina matinal ?

rotina matinal com o despertador tocando
Foto: unsplash

Existe um teste para saber qual é o seu relógio biológico. Ele não é 100% certeiro, pois a primeira vez que fiz deu que eu era uma pessoa noturna e meses depois fiz de novo e deu que eu era uma pessoa matinal, haha. Mas se você quiser tentar fazê-lo, é o teste do cronotipo disponível em inglês.

Ele classifica você em animais. O meu atualmente é o urso, que é o tipo da maioria das pessoas. O urso gosta de dormir, ou seja, precisa de 8 horas de sono pra ficar descansado e é mais produtivo pela manhã. Se quiserem posso fazer um texto mais aprofundado sobre este teste e os tipos de cronotipo.

Como começar minha rotina matinal

Primeiro que você já deve ter uma pequena rotina matinal como escovar os dentes, tomar o café da manhã, ler notícias (apesar de não recomendar ler notícias pela manhã, pois você já começa o dia mal).

Pense em pequenos hábitos e crie sua rotina. Você pode:

  • Arrumar a cama
  • escovar os dentes
  • comer uma fruta
  • alongar e fazer 5 min de um exercício leve
  • tomar o café da manhã ouvindo podcast
  • ler um livro
  • meditar
  • conversar com alguém da sua casa
  • escrever num diário
  • ver um vídeo engraçado no youtube

Essas são sugestões, não é pra fazer todas a não ser que você queira. Aí depois disso feito, você pode começar a trabalhar. Pra quem trabalha em casa, é muito importante ter essa rotina, porque você acaba se negligenciando e pensando só no trabalho.
Além de ser um momento para você se curtir, também passa uma satisfação ótima de já ter feito várias coisa. Você se sente mais produtivo e menos propenso a procrastinar.

Tipos de rotinas

Mas esse não é o único tipo de rotina matinal, pois vai depender muito de cada pessoa. Se você acha que vai ser mais produtivo começando o dia trabalhando, tudo bem, você pode experimentar. Por exemplo, você tem que sair para o trabalho às 8h e quer acordar mais cedo para adiantar um projeto pessoal. Então você tem que começar o dia com poucos hábitos matinais e já mergulhar no projeto.

É o que sempre falo, adapte o método a sua realidade. No momento estou experimentando quais hábitos são melhores para mim pela manhã. Os que mais se mantém são: acordar, alongar, escovar os dentes, comer uma fruta, arrumar a cama, vestir uma roupa, exercitar os ombros (pois tenho bursite decorrente de uma LER que é uma lesão por esforço repetitivo. Cuidem dos ombros de vocês). Aí tomo um café da manhã ouvindo podcast, música ou assistindo um vídeo no Youtube, as vezes leio um livro, faço um café enquanto ligo o computador, checo as tarefas do dia, escolho as que são prioridade e começo a trabalhar.

Ainda quero tentar colocar nessa rotina escrever num diário e meditar, mas ainda não consegui. Atualmente medito a noite e escrevo no diário nos fins de semana e tá bom pra mim. Também faço 5 min de exercícios em algumas manhãs, mas aí eu tenho que tomar um banho gelado e essa parte eu não curto tanto. Apesar que depois do banho gelado fica uma sensação maravilhosa, mas não sei se vale a pena.

Conclusão

Pense o que pode agregar na sua rotina matinal sem prejudicar seu tempo e estilo de vida. Veja o que se adapta a você e o que é útil. E não se preocupe se não conseguir ter uma rotina matinal incrível, cheia de hábitos. Você não vai deixar de ter êxito na vida só porque não tem uma rotina matinal. Isso é papinho de coach. Nem se preocupe com isso, faça o que está ao seu alcance.

E como sempre se quiser conversar, estou no Instagram e no Twitter. Também tenho uma newsletter com dicas de organização, produtividade, criatividade e muito mais!

Espero ver você por aqui no próximo texto ^^

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.