Olá! Mais uma semana começando e estamos aqui com um texto que prometi sobre acordar cedo, ou também como é conhecido o 5am club.

Mencionei no texto sobre organização de tarefas e recomendo a leitura, que uma das coisas que me ajudaram a colocar meus projetos em dia foi começar acordar cedo. E é sobre isso que vou falar neste artigo. E já digo que pode funcionar. Mas tem que dormir cedo também 😜

Você já deve ter ouvido falar, ou não, de um livro chamado O milagre da Manhã. Pelo título não levei muito a sério. Mas de tanto ouvir falar, resolvi pesquisar análises e achei interessante. Resultado: comecei a ler 😅

Banner promocional do planner anual completo. Na imagem alguns exemplos do planner com planner semanal e calendário não datado. E a frase Planner anual completo 2023. Pegue o seu!

Mas, do que se trata o livro? Sobre acordar todos os dias mais cedo e como isso vai mudar sua vida. O livro não fala exatamente sobre acordar as 5 horas da manhã, mas muitas pessoas passaram a acordar neste horário para aproveitar melhor o dia.

Chamado de 5am club ou clube das cinco, é formado por pessoas que optaram por acordar ás 5h da manhã para aumentar a produtividade e o foco. No início achei que não ia ter resultados, mas até que deu certo. Você pode experimentar também e ver se funciona com você. Não se prenda às 5h. Veja o horário que mais se adapta a você.

Agora vamos a minha experiência:

Primeira semana do 5am club

Como sou curiosa e gosto de experimentar coisas novas, resolvi testar essa coisa de dormir e acordar cedo. No primeiro dia, coloquei o despertador pra 5h e fui dormir às 10h30. Não consegui dormir e acordei às 8h. E foi assim o restante da semana hahaha. Mas não foi tão ruim. Antes eu estava acordando às 10h.

Segunda semana

Foi eleições, emocional derrubado. Adiei o experimento por uma semana.

Terceira semana

Acordei novamente as 8h, no dia seguinte às 7h. Depois consegui um 5h45! E no dia seguinte 7h. Depois disso continuei oscilando entre 5h45 à 7h. Não era as profetuosas 5 horas da manhã, mas fez milagre. Não milagre em si, mas ajudou muuuito. Sobre a hora de dormir, comecei a ir pra cama quando tinha sono. Acredite, se você acorda às 6h da manhã, você vai está caindo de sono às 23h.

Atualização: se você estiver em quarentena, talvez acordar às 6h da manhã não te garanta sono instantâneo às 23h.

Leia também: 8 Apps para se Organizar Diariamente

Férias

Fui tudo pro ar. Dormindo tarde, acordando super tarde. Acontece. E senti a diferença de acordar tarde novamente. Ficava cansada, sem ânimo.

Janeiro 2019

Voltei a rotina aos poucos. Teve um dia que desliguei o celular e não me lembro de ter desligado. Eu estava dormindo 😨. Como eu disse, acontece.


O que mudou na minha vida com o 5am club foi:

Eu ficava até tarde estudando e trabalhando. Achava que produzia muito bem esse horário. Pela manhã eu estava exausta e com muito sono. Era um horário terrível para mim.

Então comecei a dormir cedo e acordar cedo. Levantar era a parte mais difícil. Me autossabotei várias vezes, mas depois descobri um jeito de sabotar a autossabotagem. Resultado disso foi uma manhã me sentido cheia de energia, e no restante do dia também! Consegui produzir muito, e as 10h da manhã já tinha feito mil coisas, feitas com calma e paciência.

E foi isso. Vou deixar algumas técnicas pra ajudar a acordar cedo com energia. Qualquer coisa pode falar e me conte como foi a experiência 😊

Veja também: 9 Dicas para não Procrastinar

Sobre técnicas para acordar cedo e sabotar a autossabotagem:

  • Deixei o celular longe, não funcionou;
  • Coloquei um copo de água perto do celular para beber assim que acordasse e me despertasse um pouco. Eu passava direto do copo;
  • O que funcionou foi colocar o toque do despertador pra começar devagar e baixinho. O susto do despertador estava me assustando e eu só queria desligá-lo e voltar a dormir.
  • Atualização: outra coisa que funcionou muito comigo foi acordar com a luz do sol. Deixo a cortina aberta para entrar a luz do dia quando amanhece e eu acordo cedo naturalmente e super ativa! Mas funciona bem apenas na primavera e verão.

Mas tem uma coisa que ajuda muito a acordar mais cedo do que o habitual: tenha um objetivo ou um motivo. Por quê você quer acordar cedo? Mas tem que ser algo que te faça feliz, que você esteja empolgado para fazer. Por exemplo: vou acordar cedo para colocar um projeto paralelo em prática! Uma a duas horinhas pela manhã antes do trabalho vou me dedicar a ele.

Se você não tiver um motivo empolgante que te faça querer sair da cama, você dificilmente vai acordar mais cedo do que o habitual. E aí entra outra importante parte importante do 5am club que é ter uma sequência de hábitos gostosinhos para se fazer pela manhã.

Expliquei com detalhes sobre essa sequência de hábitos no texto sobre rotinas matinais ^^

Planejando o Dia com Planners e Listas de Tarefas!

O que me ajuda muito também a planejar meu dia e meus objetivos é usar planejadores como um Planner ou agenda.

Por isso criei um Planner Anual completo para imprimir e preencher durante o ano! Ele é super fofo, com ilustrações de plantinhas. E é perfeito para quem está começando a se organizar agora!

Banner promocional do planner anual completo. Na imagem alguns exemplos do planner com planner semanal e calendário não datado. E a frase Planner anual completo 2023. Pegue o seu!

É isso! Estou adorando escrever sobre esse conteúdo e queria saber de você. Também esta gostando? Pode responder aqui nos comentários ou falar comigo pelo Instagram.

Neste ano espero poder melhorar como entrego este conteúdo à você. Por isso lancei uma newsletter. Se inscreve lá!

Foto da Capa: 📸 Layse Julyanne.

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

31 comentários

    1. Oii Paula!

      Meu corpo me sabotava ignorando todas aquelas dicas que nos dão para acordar cedo. Nada funcionava. O que funcionou comigo foi avaliar o que estava acontecendo. Por que não estava funcionando comigo? Por que eu estava me sabotando? Consegui descobrir com uma das dicas, a mais básica de todas, o despertador. Eu percebi que eu me assustava com o toque do despertador e isso me fazia acordar com muito sono, então eu coloquei ele pra começar a tocar devagar e também configurei para tocar músicas tranquilas como músicas clássicas. Se seu celular não fizer isso nativamente, tem aplicativos que fazem isso.

      Foi assim que sabotei a autossabotagem!

      Mas isso foi o que funcionou comigo. O ideal é você procurar entender por que você está se sabotando. É um processo de autoconhecimento. Uma dica é ficar se fazendo perguntas como fiz lá em cima até descobrir o que é, depois buscar soluções. Mas se ainda assim não funcionar, uma boa é fazer terapia se possível, pois ajuda muito! Foi e ainda é o que me ajuda com essas autossabotagens!

      Espero ter ajudado você ^^

  1. Já fiz isso antes, por causa do estágio. Eu tentei várias coisas para continuar acordando nesse horário, todas as suas técnicas e não funcionaram por um bom tempo. Agora de férias foi o tempo mais difícil para me acostumar a essa rotina. Mas acordae cedo para ir ao estagio era ótimo, me sentia muito bem, minha mãe que me acordava, era o único jeito. Hoje tento usar o despertar longe, deixar a cortina aberta, e pedir a mainha para não deixar passar das 7.

    1. Oii Barbara! Obrigada por ter compartilhado sua experiência! Nas férias eu também acabo saindo da rotina e acordando tarde. Sobre as técnicas, são sugestões, mas a gente tem que testar até achar o que funciona com a gente. E hoje não me obrigo tanto a acordar às 5 horas todos os dias. Tem dia que acordo mais tarde, vai depender das responsabilidades do dia.

  2. Bom dia lindeza! Estou tentando também, comprei o livro e acabei parando de ler no segundo capítulo, eu queria muito conseguir acordar às 5 já que entro no trabalho as 7. Você mencionou algo que me chamou atenção, não esperar o sono e nem brigar com ele quando chegar a hora de dormir ir e pronto. Obrigado Você é um amor.

    1. Que bom que o texto te ajudou Cristiani ^^
      Muito obrigada por seu comentário!
      Vá experimentando técnicas para acordar cedo para achar a que funciona com você. E não se cobre muito. Cada pessoal tem seu tempo, seu ritmo. No momento não estou conseguindo acordar cedo, mas estou tentando voltar aos poucos, com calma.

    1. Oii Janaina! Essa página do café foi eu que fiz ^^ Eu também trabalho com criação de blogs e senti a necessidade ter uma página assim no meu blog. Eu vi que tinha sites com propostas parecidas, mas eram em inglês e só aceitavam em dolar. Então fiz uma pra mim! Se quiser saber mais, entra em contato comigo e vamos conversar! Meu email: [email protected]

    1. Oii Katiane!!! Que bom que vc tá curtindo <3
      A maioria dos blogs que eu me inspirava por aqui já não existem mais 🙁
      Os que ainda acompanho um pouco os podcasts é o Eu Organizado da Ana Carolina. E também um em inglês chamado Hannah Emily Journals.
      Eu me inspirava muito no Vida Organizada também, mas ela tem um papo mais de coach e já me senti muito enganada nas jornadas semanais de organização que ela fez.

  3. Olá! Encontrei um site que propunha 21 dias de meditação guiada às 6 da manhã e topei o desafio. Resultado é que foi saudável, a meditação me deixou mais tranquila, diminuiu muito a ansiedade, tenho meu dia mais organizado. Desde então, de domingo a domingo acordo tipo 5:30 para um cafezinho saudável, sento para meditar às 6:00 e o resto do dia é uma maravilha na produtividade.

  4. Sugestão para acordar cedo, de preferência às 5h da manhã: adote um gato!! Simmm eles te acordam nesse horário, querem que vc vá colocar ração no potinho deles! 😍😻

    1. Meninaa tenho 2 gatitos! Agora nem durmo mais hahahaha Mas sim! 5 horas em ponto estão na porta pedindo comida. Será um horário universal para gatos do mundo pedirem que encham seus potinhos de ração?

  5. Hj é dia 16/06/2023. Lendo sua materia hj. Conheco o livro e tenho em pdf. .Apos a pandemia tudo mudou ne? Os habitos. Antes eu trabalhava presencial e levantava as 4:30 p entrar as 7 no trabalho. Saia as 14 e chegava cansadissima em casa. E dormia. E desregulava tudo pq chegava 22 hs e eu nao tava com sono obvio.
    Ai veio a pandemia e dormia ate as 9 hs. Tinha tempo livre p produção de trabalho. Foi um periodo diferente. Totalmente doido. Agora em 2022 me regrei a voltar e ter habitos saudaveis. Entao de abril a set eu fiz exercicios e estava melhor. Depois passei por uma cirurgia e bagunçou a rotina d novo. E logo deppis passei 45 dias d ferias. Relato grande p dizer q hj em dia eu estou tentando me reprogramar mentalmente para adquirir o habitos saudável de ter qualidade de vida. É o crivo que o livro quer passar. Gostei do seu relato e pq vc confessa as desistencias e fraquezas e hj esta no ponto de equilíbrio. Isso é muito bom

    1. Obrigada pelo seu relato Anna. Sim, é normal termos altos e baixos em todas as áreas da vida. Eu procuro não me cobrar muito quando não consigo manter uma rotina por fatores externos ou até internos mesmo. A gente tem nosso próprio tempo pras coisas e o mundo tá mudando muito rápido ao nosso redor, fica difícil de acompanhar. Chega a ser humanamente impossível até. O que me ajuda muito a lidar com isso tudo é a terapia com a psicóloga. Principalmente depois da pandemia. Sem ela nem sei o que faria.

  6. Oí Layse, estou vendo seu texto hoje, 27/09/2030, depois de uma noite de insônia. Seu relato me animou muito. Sempre me considerei uma pessoa mais produtiva a noite . Aí veio o doutorado -que acabei finalizando na pandemia- e fiquei ainda mais bagunçada com a minha rotina de sono. Como você , eu também só consigo acordar cedo se estiver descansada e dormido bem . Depois do Dr. passei a ter insônias e mais dificuldades para me organizar . Gostaria de inverter meu horario mais produtivo para o início da manhã , sobretudo porque nem me sinto mais tão produtiva nas madrugadas e fico meio morta no día seguinte . Tenho alemejado uma rotina que comece e termine cedo. Me dá a impressão que o tempo é melhor aproveitado. Até o cheirinho da manhã é diferente.Gostei muito das suas estratégias, sobretudo pela persistência. Não é fácil mantê-la.Parabéns por ter conseguido. Sucesso em tudo! Obrigada pelo texto, vou recomeçar a tentar e ter paciência com o processo . Beijos 😘

    1. Oi Thaísa! Espero que esteja tudo bem. Obrigada por contar sua experiência. A rotina do sono é uma das coisas mais importantes pra nossa vida, mas a correria do mundo atual não liga muito pra nossa saúde e bem estar. O que a gente puder fazer pra melhorar nosso sono e consequentemente nossa saúde a gente vai fazendo na medida do possível.

      Nem sempre eu consigo ter uma noite boa de sono por vários motivos. E voltar a ter uma rotina de sono é uma das coisas mais difíceis desse mundo! Então é isso, ter paciência, ir ajustando aos poucos e se possível buscar um profissional do sono ou psicólogo para ajudar. Minha psicóloga me ajudou demais a ter um sono melhor!

      Beijos e mais uma vez obrigada 💖

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.