Você sabe escolher as melhores hashtags no Instagram? Pra mim essa sempre foi a parte mais difícil, porque eu não sabia se estava fazendo certo e se estava trazendo resultado ou não.

Por isso resolvi trazer este texto para você, onde vou mostrar como escolher as hashtags certas para seu Instagram e que quantidade é a ideal para seu post.

Escolhendo as melhores hashtags no Instagram

Usar hashtags nas fotos é importante para trazer novas pessoas para seu perfil. É uma das formas das pessoas te descobrir no Instagram com base nos interesses delas. Antigamente o alcance das hashtags era maior que hoje, mas ainda pode ser usada como uma das estratégias para atrair novos seguidores.

Temos que seguir uma sequência de passos para escolher suas hashtags. Dá um trabalhinho, mas o resultado para seu perfil vai ser muito melhor!

Mas primeiro, qual é o seu nicho? Você já leu meu texto sobre nicho? Vamos precisar saber sobre o que você fala no seu Instagram e qual o foco dele para começar a escolher as melhores hashtags para suas fotos.

Separe as principais palavras-chave do seu assunto para começar a pesquisar!

Por exemplo:

Pesquisando as melhores hashtags

Com suas principais palavras-chave em mãos, vamos para o Instagram. Você vai digitar uma das palavras-chave que você escolheu no campo de busca e ver as sugestões que o Instagram te dá. 

Essa pesquisa você pode fazer pelo app do Instagram ou pela versão Web. As sugestões vão aparecer um pouco diferentes nos dois. Na versão web só aparece a lista das hashtags semelhantes. No app mostra também as relacionadas que vai ser muito útil para gente!

hashtag instagram

Outra forma de encontrar sugestões de hashtag é pelo site Display Purposes. Você digita sua hashtag e ele sugere várias relacionadas.

Nesta pesquisa você vai levar em consideração os seguintes itens:

1. Tema/Conteúdo

Sobre o que é seu assunto, sobre o que você está falando.

Ex.: #produtividade, #organizaçãopessoal, #beleza, #moda, #criaçãodeconteúdo #desenvolvimentopessoal #feminismo #bebaÁgua #nãoCompreAdote #girlgamer.

2. Local

Onde essa foto foi tirada. Quando isso for relevante, quando você estiver num lugar específico ou viajando. 

Ex.: #joãopessoa #paraíba #recifepe #pernambuco #canadá #brasil #nomedocafé #nomedarua. 

3. Evento/Acontecimento

Se você estiver num evento ou em dias comemorativos.

Ex.: #casamentoJueLu #diadamulher #diadatoalha #festivaldasflores #lançamentolivro #nomedoevento.

4. Objetos/Plantas/Animais

Esse item é ótimo para quem trabalha com moda, decoração ou vende algum produto específico. A ideia é colocar hashtags de objetos, plantas ou animais presentes na foto que sejam relevantes para seu perfil. Também pode ser

Ex.: #bolsavermelha #pratoamarelo #cadeiraantiga #cerveja #ilustraçãoaquarela #bullejounal #decoração #plantinhas #cactos #fotografia #fotografiapretoebranco #pets #amopet #dog #catiorinho #amogato #gatofofo.

Analisando as hashtags

Depois que você for encontrando suas hashtags semelhantes e relacionadas às palavras-chave que você escolheu, entre nas que fazem sentido para seu perfil. Em cada hashtag você vai checar alguns detalhes:

1. Posts Recentes

Você vai olhar na aba “Recentes” para ver se há posts recentes. Se por acaso não houver, e tiver uma mensagem dizendo que os posts recentes foram ocultados porque a hashtag foi denunciada, você descarta aquela hashtag. Testei agora e parece que só você entrando na hashtag já aparece a mensagem dizendo que ela foi denunciada, mas não sei se atualizou para todo mundo. 

2. Número de Postagens

Você vai checar quantas publicações tem na hashtag. O ideal é que esteja entre 1000 e 1 milhão de publicações. Mais de 1 milhão fica difícil de ser encontrado e menos de 1000 é muito pouco relevante, poucas pessoas postando e talvez não valha a pena. Isso não é bem uma regra, se você tem uma estratégia com uma hashtag com menos de 1000, pode usar. É só uma recomendação geral. Tem uma estratégia que usamos hashtags bem pequenas e vou chegar nelas.

3. Checar as fotos em destaque

Você vai ter que entrar na versão web do Instagram para fazer essa parte, porque lá ainda aparece as curtidas do Instagram. O que você vai fazer é olhar as primeiras 9 fotos da aba destaques e ver quantas curtidas elas tem. Se o número de curtidas é menor ou na média das curtidas que você recebe nas suas fotos, então aquela hashtag é boa para você aparecer nos destaques, aumentando a chance de ser encontrado por mais pessoas.

Você vai dá preferência por usar essas hashtags que você sabe que vai aparecer nos destaques delas. Algumas pessoas dizem que se o número de curtidas for maior que os seus não vale a pena usar a hashtag. Eu acho complicado dizer isso, principalmente para quem está começando e tem poucas curtidas. Então o que recomendo é fazer uma mistura de hashtags que você vai aparecer nos destaques, com hashtags que são mais difíceis de aparecer e etc.

OBS.: Essa dica pode não funcionar mais futuramente, pois as curtidas já foram escondidas no app e acho que é questão de tempo para esconderem na versão para computador.

Usando as melhores hashtags no Instagram

Agora que você tem suas melhores hashtags, você vai usá-las. O Instagram permite usar até 30, então você deve usar as 30? Então, não existe um consenso em relação a isso, mas vou dizer minha opinião. Primeiro que dá muito trabalho escolher as 30 e você não pode repetir em posts seguidos, então em cada post você tem que ter uma variedade de 30 hashtags.

Segundo que postar sempre as 30 hashtags fechadinhas pode fazer você parecer um robô e o Instagram está caçando pesado as automações e robôs. Essa dica eu recebi da @mar1cam1llo <3

O que recomendo é variar na quantidade. O que eu faço é postar 3 a 6 hashtags por foto. Depende muito do conteúdo.

Sobre repetir hashtags em fotos seguidas, eu procuro evitar para não parecer também um robô fazendo spam.

Sobre o medo de cair no shadowban, então… parece que fomos enganados. 

Shadowban é quando você usa uma hashtag proibida que foi banida do Instagram por conter conteúdo que vai contra as diretrizes do Instagram e sua conta, por isso, acaba sendo penalizada pelo uso dessa hashtag. Você acaba perdendo seu alcance drasticamente e é super difícil de sair. Existem diversos vídeos no Youtube ensinando as mais diversas formas de sair do shadowban. Mas como sair de algo que você nem entrou?

Andei pesquisando e tudo indica que não existe shadowban. O próprio Instagram já afirmou mais de uma vez que não usam esse tipo de punição caso você use hashtags proibidas, que era o meu maior medo. O que existe é uma punição se você se comportar como um robô, seguindo várias pessoas rapidamente, curtindo várias fotos rapidamente, essas coisas que um usuário normal não faria.

Se você quiser saber mais sobre isso, veja esse texto da Nanda Ferreira que tá super completinho com entrevista com o Gerente de Relações Estratégicas do Instagram explicando de onde surgiu essa história de shadowban.

Analisando os dados

Se sua conta ainda não é Comercial ou Creator, o que você está esperando? Sem elas você não tem como analisar os dados dos seus posts e ver o que está dando certo. O que você vai fazer é ver quais fotos tem mais alcance. É só ir (na conta comercial) no menu > Informações > Aba Conteúdo > Em publicações > Ver Tudo.

Lá em cima você vai ver a frase: Mostrando Todos de 1 Ano para cá, com classificação por Alcance. Talvez tenha alguma palavra diferente. Clicando em Alcance você pode mudar o tipo de dado que ele está te mostrando.

Com Alcance selecionado você pode ver quais posts tiveram mais alcance. Olhe as hashtags que você usou neles. E testes elas em outros posts separadamente para saber quais foram que chamaram mais pessoas. Você também pode testá-las nos Stories, mas recomendo 2 hashtags por Story.

E muuito Importante!

Também tem que ter cuidado com as hashtags que usa, pois algumas só atraem perfis de automação que não vão ser seguidores reais e engajados e não queremos isso. Eu sempre olho os posts mais recentes, vejo quem posta mais naquela hashtag. Se não tiver usuários reais eu procuro evitar. Posso até testar, uma de cada vez, mas evito.

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Gente, o que tá me ajudando muito, tanto em escolher hashtags, quanto em identificar meu público no Instagram é um curso que estou fazendo que é todo pelo Instagram! Tá me ajudando muito a criar minha identidade, ter ideias de conteúdo e foi a principal referência para fazer este texto sobre hashtags.

O curso é da Luciana Levy e com participação de Felipe Pacheco (criador do Curso de Stories).

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São 30 aulas em vídeo e vários conteúdos complementares! A aula de hashtags é muito interessante e a última aula é incrível com um exemplo muito legal de campanha para loja no Instagram.

Eu recomendo o curso mais pra quem tem loja no Instagram ou é criador de conteúdo/influencer e quer vender algo, mas se você quer trabalhar com publi também pode aprender muito!

Eu só não indico se você já tiver um conhecimento bom em Marketing Digital, porque pode ser um conteúdo repetitivo para você.

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E foi isso! Espero que este tutorial tenha ajudado você a escolher as melhores hashtags no Instagram. Trabalhar com hashtags é um pouco mais difícil, mas tudo bem. Se tiver dia que você não estiver com paciência pra fazer, deixe para um dia que estiver mais tranquilo.

E a ideia é sempre testar e testar para ver o que vai dando certo. Hoje em dia as hashtags não dão mais tanto retorno quanto antigamente, depende muito do nicho e também depende do seu conteúdo.

Qualquer dúvida que você tiver, pode deixar aqui nos comentários. Também estou no Instagram como @laysejuju, onde posto algumas dicas por lá!  E também estou no Twitter. Além disso tenho uma newsletter com várias dicas e recomendações, experiências e brindes! 💌

Foto da capa: Randalyn Hill – unsplash.com.

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

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