O que é nicho? Você sabe como definir o seu? Neste artigo vou te ensinar como escolher o seu nicho ideal. Também vou lhe mostrar suas subcategorias e como saber se um nicho é rentável.


Antes de começar a criar conteúdo você tem que entender o que é nicho e definir o seu. Essa é uma etapa muito importante para um criador de conteúdo.

Mas como escolher um nicho? Isso é muito pessoal e vai depender do gosto de cada um. Outro fator que também deve ser levado em consideração é a relevância desse nicho. Mas antes de nos aprofundarmos mais nesses assuntos vamos tratar das definições básicas.

O que é nicho

Nicho é a sua área de atuação, é o segmento do assunto principal que você aborda. É um grupo de pessoas com interesses e necessidades específicas em comum. É com seu nicho definido que você vai tomar suas principais decisões relacionadas a conteúdo e marketing.

O ideal é que você especifique seu nicho, mesmo que isso limite seu público, pois assim você terá mais facilidade de se destacar e de fidelizar seus seguidores. Com um assunto mais específico, seu público vai sempre voltar para consumir ainda mais daquele assunto.

Ainda podemos dividir os nichos em globais, específicos e micro nicho. Quanto mais específicos os nichos, mais seguidores leais você vai ter no início.

Sãos exemplos de nichos:

Globais: organização

Específico: organização pessoal

Micro: organização pessoal no trabalho


Globais: empreendedorismo

Específico: empreendedorismo digital

Micro: empreendedorismo digital feminino


Globais: games

Específico: games indies

Micro: games indies brasileiros

Mas por que começar com um nicho?

Confesso que demorei muito para definir o meu nicho, pois eu queria falar de vários assuntos e não apenas um. Mas depois de um tempo consegui chegar em apenas um.

Mas você deve está pensando, e aqueles blogs e canais que falam de tudo? Esses blogs e canais começaram no início da internet quando não tinha tanta concorrência. Hoje é mais difícil e a concorrência é bem maior. Então fica difícil começar já falando de tudo. Não é impossível, mas é muito difícil crescer sem ter um nicho no início.

Além disso, quanto mais específico seu conteúdo for, mais seu público vai se identificar com ele. A ideia do nicho é ser para um grupo com interesses e necessidades específicas que falei no início deste texto.

A ideia geral de produzir conteúdo para um grupo específico é de resolver problemas. As pessoas buscam conteúdo para solucionar problemas. Isso vale até para a área do entretenimento. A pessoa está entediada, então ela procura um conteúdo divertido.

Então você tem que pensar que seu conteúdo vai resolver o problema de alguém, vai ajudar alguém que está procurando essa solução que você tem a oferecer.

Nicho de Mercado
Foto: Pexels

Como escolher um nicho?

Primeiro você tem que pensar em algo que você goste de falar e que você saiba falar muito! Você vai precisar de ideias de conteúdo e saber falar sobre o assunto é muito importante, e sempre é possível aprender mais sobre, fazer cursos, ler sobre, etc.

Ser apaixonado pelo o que você vai falar também é muito importante, porque se não vai chegar uma hora que você vai cansar de escrever sobre o assunto. Ficar desmotivado pode acontecer até com assuntos que gostamos, mas quando gostamos é mais difícil a gente desistir deles. Uma pausa já nos ajuda a dar uma revigorada nas energias. E se a pausa não resolver, trocar de nicho sempre é uma opção.

E como saber se o nicho é rentável?

Para saber se o nicho é rentável você primeiro tem que saber se existem pessoas procurando por esse nicho. Depois você precisa saber se a concorrência para esse nicho é grande ou pequena.

Para isso eu uso o site Ubersuggest que analisa palavras-chave mostrando o volume de busca no Google e sua concorrência. Você tem que pensar em palavras-chave do seu nicho e procurar neste site para ver se seu volume de busca tem pelo menos 1000 usuários por mês e  ver também se a concorrência é fácil ou não. Lembre-se de selecionar a linguagem do seu país.

Esse site também analisa outros blogs e sites e é ótimo para ver que palavras-chave que eles estão usando e que assuntos estão falando.

Explicando o que é nicho de mercado

Ainda sobre concorrência, é legal que você tenha um diferencial também. Pode ser o jeito que você explica as coisas, por exemplo. Mas não se preocupe muito com isso no início, sério, se isso for te impedir de começar deixe para desenvolver seu diferencial no processo.

Estou a meses pensando num diferencial para começar um canal no Youtube e percebi que isso está me bloqueando. Com o blog eu simplesmente comecei e descobri meu diferencial escrevendo. Apenas comece, com um certo planejamento, mas comece.

Outros textos que podem te ajudar nesta jornada:

Espero que este conteúdo tenha sido útil para você e te ajude a escolher seu nicho ideal. Qualquer dúvida pode deixar nos comentários. E como sempre estou no Instagram e Twitter. Além disso também tenho uma newsletter com várias dicas e recomendações, experiências e brindes! 💌

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

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8 comentários

  1. […] Para escolher o nicho, você tem que pensar em algo que você goste muito de falar, afinal você vai só falar disso daqui pra frente e vai falar muito! Você tem que ter muito conteúdo sobre esse assunto e entender bem ou está disposto a estudar e ler muito sobre o assunto para produzir conteúdo de qualidade. Tem um artigo aqui no blog que fala mais profundamente sobre nicho. […]

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