Algumas pessoas me perguntam sobre meu blog, se ainda vale a pena criar um blog e como eu fiz o meu. Então eu resolvi fazer esse texto para apresentar uma introdução de como criar um blog pessoal e por que você deveria começar o seu ainda esse ano.

Eu criei esse blog em janeiro de 2019, mas já tinha começado a escrever alguns textos no Medium no final de 2018. Mas resolvi ir para o WordPress para deixar o blog mais profissional e ter mais possibilidades de personalização. E claro, poder monetizar!

Eu explico sobre plataformas e qual é a melhor para você neste artigo.

Mas primeiro o que é um blog pessoal? Para entender, vamos conhecer os tipos de blog que você pode criar:

Como Criar um blog pessoal – Tipos

Existem vários tipos de blogs que você pode criar. Vou apresentar alguns mais conhecidos. É importante saber qual vai ser o seu antes de começar seu projeto. O tipo de blog está relacionado ao seu objetivo.

Blog de estilo de vida (lifestyle)

Acho que a maioria das pessoas que estão a mais tempo blogando já tiveram esse tipo de blog. Meu primeiro blog foi de estilo de vida. Era quase um diário. Eu falava sobre tudo nele.

Neste tipo de blog você pode falar da sua rotina de vida, de moda, maquiagem, escola, trabalho, livros, tudo! Ele era bem mais popular no início dos blogs da internet, hoje é mais difícil crescer com este tipo de blog, pois as pessoas geralmente procuram blogs de nicho.

Exemplos de blog de lifestyle:

Esse blog me lembra os bons tempos da minha adolescência com o bom e velho blog de estilo de vida, onde eu falava de várias assuntos que eu gostava. Acho muito fofo esse blog ^^

Acho esse blog muito interessante. Compartilha de tudo, desde maquiagem a dica de livros.

Blog de nicho

Blogs de nicho trabalham com um tema específico. Pode ser um tema mais abrangente como organização ou um nicho mais nichado como organização pessoal.

Este tipo de blog tem mais chances de crescer rapidamente e também atraem mais “facilmente” parcerias para publicidade no seu blog. Eu explico mais sobre definir um nicho para seu blog aqui neste artigo.

Exemplo de blog de nicho:

Blog da maravilhosa Flávia Tabosa que mostra a importância de criar conteúdo usando dados!

Blog da Nanda Ferreira sobre beleza e blog. Aprendi muita coisa com a Nanda, principalmente com e-book dela de Pinterest que ajudou muito meu blog a crescer.

Mãos de uma mulher negra digitando num macbook numa mesa branca com cadernos de capa dura de um lado e um copo de água do outro lado
Foto: @cottonbro (pexels.com)

Blog Portfólio (para marcas)

Seu blog pode ser uma vitrine para seu trabalho ou empresa. Um blog portfólio pode mostrar os processos da sua marca e falar sobre tendências do mercado e assim atrair novos clientes e manter uma relação com os seus clientes atuais.

Seja você um freelancer, empresa, pequena marca, um blog vai ajudar muito a promover seus produtos e serviços. É o famoso marketing de conteúdo se você quiser procurar mais sobre o assunto.

Exemplo de blog de portfólio:

Isabella Diniz é fotógrafa e tem um dos blogs portfólio mais lindos e bem feitos que já vi. As coisas que Isabella faz sempre me encantam e o blog dela não seria diferente.

O blog da marca da Dobra, que faz carteiras de papel, tênis de papel, quadros de papel, enfim, a onda deles é papel. Eles tem uma pegada bem legal e passam isso também no blog deles.

Blog Educacional (de ensino)

Blogs educacionais ensinam determinado assunto ou mais de um. Geralmente seu conteúdo predominante são tutoriais. Ter um canal de Youtube atrelado ao seu blog educacional pode ser uma boa estratégia para crescer as duas plataformas.

Blogs educacionais são tanto para professores que querem estender seu conteúdo para a internet ou profissionais que querem compartilhar seus conhecimentos e até promover um curso.

Alguns exemplos de blogs educacionais:

Blog voltado para estudantes que pretendem entrar para a universidade ou fazer concurso. 

Blog do professor de biologia Marco Mello criado para ajudar estudantes que já estão na universidade a trilhar a jornada científica.

Por que criar um blog pessoal?

Pode não parecer, mas blogs ainda são muito acessados hoje em dia. Um blog é ótimo para divulgar seu trabalho ou sua empresa, compartilhar seus conhecimentos ou até transformá-lo na sua fonte de renda.

Infográfico para compartilhar com um resumo de por que criar um blog pessoal

Vamos a mais detalhes das vantagens de se criar um blog:

Fonte de renda paralela

O blog pode ser uma fonte de renda paralela e no futuro pode até se tornar sua principal fonte de renda. É possível monetizar o blog de várias formas, seja com anúncios do Google, publicidade de marcas, programa de afiliados, venda de serviços ou produtos, financiamento coletivo, etc.

Divulgar seu trabalho

Como o blog você pode divulgar seu trabalho e serviços. Se você tem uma empresa, é uma ótima forma de captar clientes. Se você é freelancer, você pode usar o blog para crescer e ficar conhecido no mercado.

Diferente das redes sociais, no blog você responde a dúvida exata que alguém está procurando na internet e achou a resposta no seu blog. Assim você demonstra suas habilidades e conhecimento na área, dando confiança ao seu futuro cliente.

Novos conhecimentos

Você vai aprender muita coisa criando seu blog. Muita coisa mesmo! Desde como criar um  blog pessoal até técnicas de marketing de conteúdo e SEO (Search Engine Optimization). Mesmo se o blog não der certo ou demorar para crescer, você vai está com ótimas habilidades no seu currículo.

Comunidade (Networking)

Você vai conhecer muita gente interessante e legal nessa jornada. Seja em comunidades, grupos ou eventos. Muitas pessoas se ajudam, compartilham suas dificuldades, descobertas, etc. Você acaba fazendo amizades.

Não tenha medo de interagir. Parcerias entre blogs são ótimas para seu blog também. Ter seu blog mencionando em outro blog ajuda muito nas buscas no Google (SEO).


Você também pode curtir esses textos:


Mãos teclando num notebook. Na tela uma página em branco do documento Google drive
foto: @glenncarstenspeters (unsplash.com)

Como Criar um blog pessoal – Etapas

Para criar um blog, você vai precisar seguir algumas etapas. Eu vou abordar a parte mais estratégica aqui e depois em outros textos nos aprofundamos no sentido mais técnico.

Planejamento

A principal etapa na hora de criar um blog. Aqui você vai decidir qual plataformas vai usar para seu blog, vai ser WordPress, blogger, Medium? Também é onde você vai definir seu nicho. Aliás, recomendo que seja a primeira coisa que você faça, pois com o nicho definido fica mais fácil de tomar todas as outras decisões da criação do blog.

E seu blog pode ser de mais de um tipo, como por exemplo, um blog de portfólio e de nicho; um blog educacional, portfólio e de nicho; etc.

Outra coisa que entra no planejamento é a frequência e o calendário de postagens, o formato que você vai usar (é bom ter um guia editorial com as regras de como publicar um post, principalmente se você não é o único a postar no blog), se você vai impulsionar ou não, etc.

Produção

Aqui você cria seu blog e coloca no ar. Hoje em dia é bem mais fácil que antigamente fazer um blog. Algumas plataformas gratuitas são super simples. Se você quer um blog mas profissional e escolheu o WordPress ou o Blogger, talvez você tenha um pouco mais de trabalho para configurar algumas coisas.

Na teoria é simples essas configurações, mas às vezes (geralmente quase sempre) dá uns erros inesperados e quem não tá acostumado se desespera. Na internet tem muitos fóruns (a maioria em inglês) que ajudam muito a resolver.

Na produção também vai entrar a escolha do layout, que é bem difícil. Gosto muito dos layouts da Blossom Themes que uso neste blog, mas tem outros bons. Procure layouts otimizados para SEO. O da Blossom tem essa otimização.

Explicando aqui rapidinho o que é SEO, seria um conjunto de técnicas que você pode usar no seu site ou blog para se posicionar nas primeiras posições da pesquisa de plataformas como o Google. Isso é super importante se você quer que seu blog seja achado de forma orgânica por outras pessoas sem você precisar investir muitos dinheiros para isso.

E falando de SEO, aqui você vai trabalhar muito SEO, no blog, nos textos, nas imagens, em tudo! Os resultados demoram pra vir, podendo levar anos, então paciência. Recomendo o plugin Yoast SEO para te ajudar com o SEO do blog. Vou fazer um texto mais detalhado sobre plugins e sobre SEO futuramente.

E se você tiver alguma dúvida sobre esse assunto pode falar comigo pelo e-mail [email protected]

Atualização e Segurança

Seu blog está pronto, mas não pense que acabou por aí. Você precisa mantê-lo atualizado. É muito importante atualizar seu blog para que ele funcione bem, mais rápido e fique protegido de ataques. 

E falando de ataques, também é importante ter medidas de segurança no seu blog como plugins de segurança, login em duas etapas, etc.

Análise e Relatórios

Eu particularmente gosto muito dessa parte. Seu blog já está no ar, você já postou e já recebeu visitas. Agora é hora de analisar os dados! Com os dados que seu blog gera você vai poder ter uma noção de como ele está se saindo, se seu público está gostando, se precisa mudar alguma coisa. 

Para ter esses dados você vai precisar configurar o Google Analytics no seu site. Também é importante filtrar suas próprias visitas no blog para não atrapalhar a coleta dos dados do Google Analytics. também vou explicar isso tem textos futuros.


E essa foi uma introdução a essa jornada de como criar um blog pessoal. Espero que você esteja empolgado! ^^

Qualquer coisa pode falar por aqui. Também tô no Instagram como @laysejuju.

Além disso tenho uma newsletter com vários textos sobre produtividade, reflexões, experiências e brindes! 💌

Foto da capa: @cottonbro (pexels.com)
Fonte: Rock Content

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.