Se você quer começar um projeto e viver dele, em algum momento você vai precisar de um blog. Na verdade, quanto mais cedo você aprender a como criar um blog, melhor para seu projeto. Usar redes sociais para divulgar seu projeto é legal, mas é um espaço que não é seu, você tem pouco controle sobre ele.

Um blog é como se fosse sua casa, seu endereço físico. Se suas redes sociais saírem do ar, você ainda tem o blog para se comunicar com seu público. Lista de emails também são ótimos para isso, mas esse já é outro assunto.

Existe muitas formas de se começar um blog. Hoje vou trazer 4 plataformas gratuitas e pagas para você começar. Iniciei esse assunto lá no meu Instagram e você pode encontrar um resumo tanto nos destaques quanto no feed. Mas aqui vou me aprofundar mais um pouco.

Medium

Vamos começar pelo meu queridinho ❤️

Eu comecei meu blog pelo Medium no final de 2018. Escolhi começar por ele porque ele é uma plataforma simples, rápida e prática. Eu queria começar logo, mas eu ainda ia desenvolver meu blog e demoraria um pouco. Então enquanto eu desenvolvia, já comecei a escrever no Medium. Assim se você quer começar logo ou não tem muita experiência em construir um blog, comece pelo Medium.

Ele tem um visual bem clean, mas você pode personalizar ele um pouco criando uma página para suas publicações. Pretendo trazer em breve um texto passo a passo ensinando como criar um blog do Medium. 

Além de ser simples, prático e rápido, o Medium também tem um pesquisa interna, facilitando que seu blog seja encontrando. Ele realmente é ótimo para começar. Meu Medium ainda está lá, mas anda meio parado, futuramente voltarei a postar nele. Estou planejando um conteúdo mais pessoal, contando experiências, histórias, … ainda estou planejando.

Linkedin

blog no linkedin

Com uma pegada mais profissional, o Linkedin é uma rede social voltada para o mercado. Se seu objetivo com blog é se posicionar profissionalmente na sua área de atuação, talvez o Linkedin seja a melhor opção. Ele também tem uma pesquisa interna, que não é tão boa quanto a do Medium na minha opinião, mas funciona.

Pelo menos uma vez por mês posto um texto lá sobre desenvolvimento web ou testes manuais de sites que são as áreas com as quais trabalho atualmente. Já aprendi muito por lá também. Queria ter percebido o potencial do Linkedin mais cedo.

O Linkedin tem uma versão gratuita e paga. A gratuita é muito boa. O que faz falta da paga é a opção de ver todos que visualizaram seu perfil e enviar mensagens para pessoas que não fazem parte da sua rede.

Blogger

Meu primeiro blog foi no Blogger e na época se chamava blogspot (bons tempos). Na verdade tive três blogs no Blogger: o primeiro era meu blog pessoal que criei na minha adolescência e era bem aleatório. O segundo foi o EnterNerds, um blog sobre cultura nerd fundado por mim e meu irmão. Na época nós não tínhamos muita disciplina e não conseguíamos postar toda semana. 

Como se não bastasse levar dois blogs, criei outro 😂 O terceiro blog eu não lembro o nome, mas era um blog de receitas para um caldeirão mágico que tinha no jogo The Elder Scrolls | Skyrim. É nicho que você quer @ ? hahaha

O Blogger é gratuito, é mais personalizável que o Medium e o Linkedin e dá para monetizar com o Google. Ainda não é algo 100% seu, mas muita gente opta por ele. Você pode usá-lo totalmente gratuito sem registrar um domínio ou você pode registrar um domínio e configurar nele.

WordPress

Por fim chegamos ao WordPress, que é a opção mais completa da lista. O WordPress é 100% personalizável na sua versão mais completa. Atualmente você pode ter um blog no WordPress.com que é gratuito e mais simples e muito parecido com o Blogger ou você pode ter um blog no wordpress.org que é mais personalizada.

Eu recomendo o wordpress.org por ser mais completo. Além de personalizar o tema, você tem diversos plugins que ajudam muito. Configurar o wordpress.org requer um conhecimento mais técnico. Ele já vem com muitos temas gratuitos que dá pra começar.

Meu blog atualmente é em wordpress.org. O domínio (url) é próprio e registrei no Registro.br e a hospedagem que uso é a Hostgator que até o momento é a melhor que já usei, pois além de permitir a criação de emails ilimitadamente, também disponibiliza um certificado de segurança https de graça. Esses certificados costumam ser carinhos. Além disso eles tem um ótimo suporte e várias outras ferramentas. Vou deixar aqui um cuponzinho de 45% desconto pra você ❤️

Você pode querer ler também:



Conclusão

Já tinha falado desse assunto no texto sobre escolher entre o Medium e o WordPress. Acredito que se você quer começar só pra ver como é seu rítimo escrevendo, eu recomendo começar pelo Medium ou pelo Linkedin se for algo mais profissional. Mas não demore muito para decidir migrar para algo mais sério como um blog com domínio próprio. E se for migrar, eu recomendo o WordPress. Se quiser começar por ele também, ótimo! 

Acho o WordPress bem mais completo. Se você começar pelo Blogger ou outra plataforma similar e resolver depois migrar para o WordPress, acredite, vai dá um trabalhinho. Se for migrar do WordPress.com para o WordPress.org é um pouco mais tranquilo, já que os dois estão em casa.

Espero ter ajudado você de alguma forma sobre como criar um blog. Qualquer dúvida é só falar comigo. Estou no Instagram e no Twitter. E também estou no Pinterest onde fica minhas inspirações! 

Além disso também tenho uma newsletter com várias dicas, recomendações, experiências e às vezes rola brindes! 💌

Vejo você no próximo texto ^^

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

15 comentários

  1. […] Outra forma para você trabalhar em casa em paralelo ao seu trabalho é ter um blog. Nesse caso seria um investimento a longo prazo. O legal é que você pode começar com um texto por semana e falando sobre sua área. Com tempo o blog vai começar a receber visitas e você vai poder monetizá-lo. Você pode conferir o que escrevi sobre como começar e que plataforma é melhor para monetizar. […]

  2. Tenho uma dúvida, quero começar já um blog. Tenho uma marca e começar a divulgar mais os produtos e mais pra frente fazer um site/e-commerce e linkar depois o blog. Há problemas? Posso simplesmente gerar o link para o site/e-commecer Ou o melhor será já fazer o blog onde farei o site/e-commerce?

    1. Amanda, é um caso bem específico e talvez eu precise analisar melhor seu negócio para responder, mas tentando responder por aqui, é possível sim você fazer um blog e depois o site e linkar o blog, mas isso vai depender onde você vai fazer o blog e o site. Vai ser hospedagem e domínio pago? É WordPress ou outra plataforma? O ideal seria está tudo num lugar só, por causa da taxa de permanência da pessoal no seu site. Porque se você manda ela do seu blog para outro lugar, isso é considerado pelo Google uma saída e prejudica seu site nos mecanismos de busca. Se sua loja estiver no mesmo endereço do blog, essa saída não vai acontecer, porque o usuário ainda vai está dentro do seu site. Se você quiser, eu tenho uma mentoria pocket por hangout que dura 1h30 a 2h que te dou orientações iniciais sobre nicho, divulgação e monetização do blog. Entra em contato comigo pelo email [email protected] pra gente conversar ^^

    1. Eu tô descobrindo cada vez mais sobre o Linkedin, mas preciso tirar um tempinho maior para me dedicar a ele. O legal dele, além da produção de conteúdo é a criação de comunidade, networking. Imagina várias blogueiras se recomendando por lá, compartilhando trabalhos, fazendo parcerias, etc.? Quero trazer um texto aqui um dia com um tutorial sobre ele.
      Sobre o blogger, já usei há muito tempo, também gostava muito na época.
      E fico feliz que tenha gostado do texto ^^

    1. Oii Letícia! Essa é uma ótima pergunta. O Wix é bom pelo fato de ser simples para começar um site gastando pouco ou quase nada, mas tem alguns problemas. Primeiro vejo que você não tem um domínio próprio e isso é fundamental num site ou blog profissional. Um domínio próprio além de passar mais confiança e ser melhor para fechar parcerias, também é mais seguro, pois o Wix pode um dia fechar. E mesmo com um domínio próprio, não recomendo usar o Wix, pois ele não é muito otimizado, ou seja, ele é lento. Ele é meio pesado, isso prejudica seu site e blog nas pesquisas do Google. Não é legal. Ele já melhorou muito desde que foi lançado, mas sempre tô testando ele e ainda não tá legal. Se você puder mudar para o WordPress por exemplo recomendo muito. Mas agora o que mais recomendo é ter pelo menos o domínio próprio. Espero ter ajudado ^^

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.