Você quer trabalhar com criação de conteúdo, mas não sabe por onde começar? Neste artigo você vai aprender os primeiros passos para ser um criador de conteúdo e monetizar seu trabalho.

Quando criei este blog, comecei a estudar muito sobre criação de conteúdo e fiquei super empolgada para compartilhar com vocês!

Mas me segurei, pois queria respeitar o meu nicho de organização. Mas com o tempo consegui inserir este novo tema no meu editorial. E hoje trago para vocês algumas dicas para produzir conteúdo e quem sabe um dia viver disso!

Sumário

Criador de Conteúdo
Foto: unsplash.

Como se tornar um Criador de Conteúdo?

Neste texto vou abordar a criação de conteúdo digital para iniciantes, mas se você quiser, posso trazer mais artigos e tutoriais sobre produção de conteúdo para Instagram, ou como criar um blog do zero. Me diz nos comentários o que você acha!

Agora sem mais delongas, vamos as dicas:

1 – Escolha um Nicho para Criação de Conteúdo

O que é nicho? Nicho nada mais que o assunto principal que você vai abordar. São exemplos de nicho: organização, viagens, games, maquiagem, culinária, etc.

É importante ter um nicho para a criação de conteúdo, porque com ele você fideliza seu público, que sempre volta para ver mais conteúdos daquele tipo.

Escolher um nicho pode ser difícil para algumas pessoas. Eu por exemplo, fico querendo falar de vários assuntos. Às vezes é melhor criar outra plataforma para falar desse outro assunto, mas aí vai depender do seu tempo.

Para escolher o nicho, você tem que pensar em algo que você goste muito de falar, afinal você vai só falar disso daqui pra frente e vai falar muito!

Você tem que ter muito conteúdo sobre esse assunto e entender bem do que está falando, para assim produzir conteúdo de qualidade e credibilidade. Tenho um artigo aqui no blog que fala mais profundamente sobre o que é nicho.

Criação de Conteúdo – Personas

Além do nicho, podemos nos aprofundar mais ainda no público-alvo, estudando o que chamamos de Persona, que é um grupo bem mais específico de pessoas para as quais você vai produzir conteúdo.

Resumindo, Personas são pessoas específicas, com gostos específicos e necessidades específicas

Você tem que entender as necessidades e gostos do seu público para entregar um conteúdo que eles gostem. Mas é importante encontrar o equilíbrio entre o que seu público gosta e o que você gosta.

Produção de conteúdo
Imagem: pexel.com

2 – Escolha suas plataformas de criação de conteúdo

Para criar conteúdo você precisa escolher 1 ou 3 plataformas principais. Por exemplo, você pode começar a produzir conteúdo regularmente para blog, Instagram e Youtube.

Enquanto isso você vai usar as outras plataformas secundárias para fazer a divulgação. Você também pode publicar em outras plataformas, mas com uma frequência menor, tipo 1 vez por mês.

Existem várias plataformas para criar conteúdo como blog, Instagram, Youtube, Newsletter, Tiktok, Facebook, Linkedin, etc. Mas você não precisa está 100% presente em todas, principalmente no início.

Um bom combo de criação de conteúdo que eu sugiro para você atrair público e relevância é blog, Youtube e divulgação no Pinterest.

É uma sugestão e você pode fazer adaptações, como por exemplo criar conteúdo para blog e Instagram, divulgar no Pinterest 1 vez por semana e postar 1 vídeo por mês no YouTube.

3 – Tenha uma organização e planejamento

Organização e produtividade são importantes em qualquer projeto. Como criador de conteúdo não seria diferente.

Ter uma agenda editorial com os conteúdos que serão feitos e postados durante a semana é super importante para você conseguir manter uma frequência. Frequência é extremamente importante na criação de conteúdo.

Qual a frequência ideal de postagem?

A frequência ideal para postar conteúdo é aquela que você consegue manter. Você pode postar uma vez por semana, uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês. O importante é ter uma frequência!

Imagem de divulgação do Manual do Pinterest. Na imagem um ipad com a capa do Manual. Do lado o texto Manual do Pinterest e um botão escrito Pegue o seu e um cursor clicando no botão. O fundo é rosa com ondas de tons de rosas diferentes.

4 – Estratégias de Divulgação na Criação de Conteúdo

Juntando as plataformas escolhidas com seu planejamento editorial organizado, temos que definir uma estratégia de divulgação de criação de conteúdo.

Você tem que definir a frequência de divulgação para cada plataforma. Geralmente você divulga seu conteúdo no momento em que ele é lançado. Mas em algumas plataformas são diferentes, como no caso do Pinterest.

Por que usar o Pinterest?

O Pinterest é minha plataforma de divulgação favorita, porque é a que me traz mais resultados. No início do meu blog eu tinha pouquíssimos acessos. Na época eu divulgava no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin. 

Mas essas redes e o Google só me traziam umas 30 visitas por mês. Isso me desmotivava muito a continuar criando conteúdo, até que comecei a divulgar no Pinterest.

Com uma estratégia de divulgação diária e com imagens personalizadas para meus posts, hoje meu blog tem mais de 1000 visitas diárias!

Se você quer saber mais sobre como usar o Pinterest para atrair visitantes para seu blog e até seguidores para o Instagram, eu recomendo muito o e-book da Nanda Ferreira que traz um manual completíssimo de como divulgar seus posts no Pinterest!

Até hoje foi o melhor e-book que já comprei, porque além de ter muito conteúdo e ter ajudado demais meu blog, ele é super baratinho!

Esse e-book salvou meu blog, por isso recomendo muito pra você!

Imagem de divulgação do Manual do Pinterest. Na imagem um ipad com a capa do Manual. Do lado o texto Manual do Pinterest e um botão escrito Pegue o seu e um cursor clicando no botão. O fundo é rosa com ondas de tons de rosas diferentes.

Lembrando que quando você adquire qualquer produto ou serviço pelo meu link de indicação, você ajuda o blog a continuar no ar com cada vez mais textos úteis como este! Obrigada ♥

Estratégias para Instagram

Para divulgar meu Instagram pelo Pinterest eu fiz uma coisa bem simples na verdade. Eu comecei a colocar meu @laysejuju no topo ou no rodapé das imagens que posto no Pinterest. Essa também foi uma dica que aprendi no e-book Manual do Pinterest.

5 – Cuide da sua Saúde Mental e Física

Trabalhar num projeto requer muito esforço físico e mental, e na criação de conteúdo também é assim.

Cuidar de você é muito importante. Separe momentos de pausas e de lazer. Evite passar noites acordadas trabalhando, mesmo que você esteja muito empolgado. Priorizar o sono vai te trazer mais benefícios tanto na saúde como no seu projeto.

Também lembre de se alimentar nas horas certas. E se estiver sentindo que não está dando conta, procure ajuda de um profissional, como um psicólogo. Você não precisa passar por isso sozinho.

6 – Ganhando Dinheiros com Criação de Conteúdo!

Viver de criação de conteúdo é um sonho! E para isso temos que pensar em formas de monetizar e profissionalizar nosso trabalho. Sim, criação de conteúdo aqui tem que ser visto como um negócio.

Existem várias formas de monetizar e daria para fazer um texto só sobre isso! Mas vou mostrar as principais formas de ganhar dinheiro com blog, redes sociais e criação de conteúdo.

Anúncios do Google Adsenses

A forma mais conhecida de ganhar dinheiro com produção de conteúdo é com os anúncios do Google ou Google Adsense.

Para ativar os anúncios do blog ou site pelo Google, você precisa ter uma boa quantidade de textos publicados, uma quantidade significativa de visualizações mensais (eu só comecei a ganhar alguma coisa depois de 300 visualizações diárias, mas isso depende do nicho) e pelo menos 1 ano de blog.

Para monetizar com anúncios no YouTube você precisa ter 4000 horas assistidas em vídeos longos nos últimos 12 meses ou 10 milhões de visualizados no Shorts nos últimos 90 dias + 1000 inscritos.

Marketing de afiliados

Divulgar links de afiliados é outra forma muito boa de monetizar, principalmente se seu blog, Instagram ou canal ainda é pequeno.

Não precisa divulgar só cursos. Você também pode divulgar produtos que você usa e recomenda. Os programas de afiliados que uso hoje são o Amazon Associados e a Hotmart.

Seus próprios produtos

Outra opção que requer mais tempo e dedicação é vender seus próprios produtos. Pode ser itens físicos como agendas personalizadas, prints e adesivos se você for artista ou infoprodutos como cursos e e-books.

Eu pessoalmente gosto muito dessa! O que me dá mais retorno financeiro hoje são meus dois produtos digitais: Minha agenda de eventos no Notion e meu Planner anual atemporal.

Banners patrocinados

Se você tem um blog ou site você pode colocar banners patrocinados. Para conseguir um patrocínio você tem que preparar uma apresentação do seu site com os principais dados de visualizações, qual o público alvo, etc.

Esse tipo de documento a gente chama de Mídia Kit. Existem diversos modelos na internet.

E em algumas plataformas de vídeo também é possível colocar banners patrocinados.

Posts e Vídeos patrocinados

Outro formato de patrocínio são os posts e vídeos patrocinados. Nesse caso você cria um conteúdo específico para divulgar a marca. São exemplos de posts patrocinados: análise de um livro, gameplay de um jogo, Stories do produto de uma marca, etc.

Também é possível fazer uma pequena citação do produto no meio do conteúdo, mas que faça sentindo com o tema.

Financiamento Coletivo

Por fim, outra boa forma de monetizar seu conteúdo é por meio do Crowdfunding ou Financiamento Coletivo.

Você pode criar uma campanha de financiamento mensal em plataformas como o APOIA.se e oferecer recompensas simbólicas para quem apoiar seu conteúdo.

Atualmente conto com um projeto de financiamento mensal que você pode apoiar a partir de R$ 5 reais e já ganhar recompensas!

Algumas Observações Importantes

Eu amo escrever e criar coisas e me imaginar vivendo do que gosto parece até um sonho. Ainda não vivo só do blog e talvez ainda demore um pouco para isso acontecer.

Tem muita gente por aí dizendo que o sucesso só depende de você, mas isso não é bem verdade. Vai depender de muitos fatores externos.

Então se você está começando agora, vá com calma e não se compare com os outros. Cada um tem o seu próprio ritmo. Tenha a produção de conteúdo como algo paralelo, até que ela comece a trazer retorno financeiro.


Eu espero que esse texto tenha te ajudado a dar os primeiros passos na criação de conteúdo. E qualquer dúvida, pode deixar aqui nos comentários ou me procure no Instagram. Além disso, também tenho uma newsletter com várias dicas e recomendações toda sexta-feira! 💌

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Foto de capa: nappy.co.

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

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8 comentários

    1. Exatamente Caio, ter uma estratégia de marketing de conteúdo é essencial. Existem vários modelos fáceis de encontrar para elaborar seu planejamento de marketing. Penso em trazer mais textos sobre marketing para criadores de conteúdo.

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