Você já teve uma ideia de projeto e não colocou para frente? Você sabe o por quê? Pode ter sido por falta de tempo, ou depois de um tempo a ideia não parecia mais interessante. E as vezes (talvez mais do que imaginamos), seja porque você tenha medo de que essa ideia não vai dá certo.

Isso foi muito presente na minha vida. Já tive várias ideias de projetos e a maioria não foi pra frente por medo. Vou abrir uma empresa de produção de eventos, mas e se ninguém quiser me contratar? E se eu ficar sem tempo? Vou começar um blog, mas e se eu ficar sem ideias para escrever. Vou ser freelancer, mas e se eu não conseguir dar conta do trabalho? E se ninguém quiser me contratar?

Os medos estão presentes na nossa vida e isso é normal. Mas não podemos deixar que esses medos mandem na nossa vida, decidindo que caminho vamos seguir sempre. Medos são importantes para nos proteger de situações perigosas. Mas sua ideia vai te matar? Se não, por que não tentar? Se não der certo, pelo menos você tentou e ganhou experiência para o próximo projeto.

Projetos podem dar certo ou não. Falei de alguns dos meus projetos que deram certo e que não saíram do papel no texto sobre empresas sociais e horizontais. Aprender com esses erros e acertos são importantes para evoluirmos projetos e criarmos novos. Mas o que quero falar aqui hoje é como você pode enfrentar esse medo e começar seu projeto hoje!

1- Quais são os seus medos?

Lembra que falei sobre a importância de tirar o que está dentro de você para se organizar? Então, vale também seus novos projetos. Você precisa tirar os medos de dentro de si. Você pode fazer isso escrevendo seus medos num caderno. O que você teme que aconteça em relação ao projeto. E você pode colocar os medos atuais que você tem também.

Este exercício é bom para nos conhecermos e ficarmos mais leves em relação às nossas decisões. Com os medos listados, estamos trazendo eles ao mundo onde podemos analisá-los melhor.

2- Pense no pior cenário

O que de pior pode acontecer? A pior coisa que pode dá errado? Fazer essas perguntas te ajudam a analisar os riscos do projeto. Por exemplo: quero criar um blog. Qual a pior coisa que pode acontecer? As pessoas não gostarem. Posso viver com isso? Posso. Então por que não tentar?

Vai ter projeto que terá que ter investimentos financeiros e você terá que está ciente que esse dinheiro talvez não dê retorno. E se você pode lidar com isso, se o investimento for pequeno, por que não?

Além disso, você pode planejar um plano B para caso algo der errado. A pior coisa que podia acontecer com seu blog aconteceu e as pessoas não estão gostando dos seus textos. O que fazer? Posso estudar e melhorar a forma como escrevo, posso fazer enquetes com meu público pra saber o que eles gostam de ler, posso mudar o assunto que estou escrevendo. Estes são planos de prevenção de riscos que te ajudam a não ficar na mão quando as coisas não dão muito certo. E sempre tem a possibilidade de abandonar o projeto se você sentir que não está rendendo e seguir em frente com outros projetos.

3- Responsabilize-se publicamente

Essa dica eu dei lá no meus stories a um tempo atrás no quadro Aquele Café. Quando temos um projeto e guardamos para nós mesmos, as chances dele não sair do papel são enormes. A ideia de se comprometer com alguém ou várias pessoas que você vai fazer esse projeto te dá mais motivação de continuar. Você prometeu, preciso entregar.

Além disso você pode receber feedbacks que vão melhorar sua ideia inicial e talvez parceiros para o novo projeto. Não digo que vai sempre funcionar e você não vai desistir na semana seguinte, mas as chances disso acontecer diminuem. E mesmo se você abandonar o projeto por um tempo, você vai ficar com aquela vontade de voltar e talvez volte mesmo 😃

4- Recebidos que eu mesma paguei

Dê um presente para você a cada etapa concluída do seu projeto. Pode ser assistir um filme depois de escrever o projeto da minha ideia, comer sua comida preferida depois de uma reunião promissora com possíveis parceiros, ir a praia depois de fechar patrocínios etc.

Busque aquilo que te faz bem. Nosso cérebro funciona muito melhor com recompensas. Nos motiva a continuar e deixa o processo muito mais leve e prazeroso.

5- Dê o primeiro passo

O primeiro passo é o mais difícil. Recomendo começar escrevendo sua ideia, planejando como vai funcionar. Quando tenho a ideia pela primeira vez, gosto de escrever um resumo e deixar passar um dia. Se no dia seguinte a ideia ainda for interessante, vale a pena trabalhar nela 😉

Depois fale com pessoas que você confia e compartilhe a ideia. Elas podem te dá ideias diferentes para seu projeto. E então planeje os próximos passos. O que precisa ser feito para tirar o projeto do papel? Preciso ir em algum lugar, pensar num nome, fazer logotipo etc. Transforme cada atividade dessa em metas e distribua em um calendário como seu cronograma.

Agora é continuar e continuar. Seguindo esses passos fica mais fácil enfrentar o medo e realizar seu projeto. E se não der certo, tudo bem. Como disse, ainda vamos ganhar experiência para os próximos.

Já tive muito medo de fazer projetos e eles não darem certo, mas assim eles já não dão certo, porque eu nem os começo. Pense que você talvez se arrependa de não ter seguido sua ideia e ter pelo menos tentando colocá-la em ação.

Esse método foi uma adaptação aproximada que fiz do que é apresentando no livro O poder dos Inquietos e voltei a ler depois de muito tempo. Na primeira vez que li acho que não estava num momento muito bom e acabei não curtindo o livro. Mas agora numa segunda leitura estou amando. A primeira parte dele é basicamente sobre metas e ainda vou falar mais sobre em futuros posts.

E você? Tem alguma ideia de projeto? Me fala o que te assusta em tentar começá-lo. Você pode comentar aqui ou pode falar comigo pelo Instagram e Twitter. Também estou no Pinterest caso você queira acompanhar vários conteúdos e inspirações que coloco por lá 😊


Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

8 comentários

  1. Menina, você falou tudo o que eu sinto! Há um tempinho que tô começando a pensar em empreender, tenho umas idéias de negócio que eu penso dia e noite, mas não sei bem por onde começar, não consigo tomar a iniciativa, às vezes acho que ê porque não sou extrovertida, expansiva, além do medo e insegurança… mas obrigada! Amei o post! Me ajudou bastante! Tô me sentindo mais encorajada! Bjos!

  2. Amei o post! Me sinto assim, com medo de ir e fazer, embora tenha algumas idéias que quero pôr em prática, tirar os sonhos do papel… mas vou conseguir! Com fé em Deus e ação, vou conseguir!

    1. Ana, as vezes conversar sobre as ideias e projetos ajuda. Eu tinha muita dificuldade até que comecei a pedir ajuda a amigos da área, comecei a estudar organização e também estudei sobre o negócio que eu queria por em prática. Qualquer coisa se quiser bater um papo, meu Instagram é @laysejuju ^^

  3. Olá! Boa noite
    Estou querendo montar um atelier de acessórios e mimos de decoração para crianças, to estudando, pesquisando pra que no final tenha um bom resultado,
    Medo das pessoas não gostarem, medo de não dar certo no geral mas vou tentar estudar e se vc poder me dar dicas e me auxiliar vou ser muito grata rsrs beijo obrigada

  4. Oi, Layse
    Adorei o post, é exatamente assim que ficamos diante ao desconhecido, ao novo.
    Posterguei muito o início do blog, até que um dia resolvi dar o primeiro passo.
    Agora é um passo de cada vez, aprendizado, após aprendizado…
    Obrigada por compartilhar.

    Sucesso sempre!!!

    1. Isso mesmo Lilian! Fico feliz que tenha dado o primeiro passo ^^
      Não tenha pressa, siga seu ritmo, cuidado com falsas promessas de crescimento rápido que tem por aí e faça seu trabalho com qualidade, responsabilidade, respeito e ética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.