Estava ouvindo mais um episódio do Podcast da Ana Carolina do EuOrganizado. Dessa vez sobre revisão semanal, sua importância e como fazer. Resolvi testar o método e trazer pra vocês minha experiência

Sempre procuro ser uma pessoa organizada, mas não sou assim 100% das vezes. Geralmente eu começo muito bem, fico organizada por tipo 1 mês, depois relaxo, as coisas vão se perdendo e quando vejo a zona eu paro, respiro e me reorganizo de novo. O problema é que eu deixo as coisas indo virando um caos por muito tempo e quando paro pra reorganizar, eu gasto uma energia enorme pra isso.

Eu tinha o mesmo problema com arrumação do guarda roupa. Eu tirava 1 dia inteiro pra arrumar meu guarda roupa a cada 3 a 4 meses. E era exaustivo! Mas essa organização só durava 1 mês e depois tava tudo uma zona novamente. Foi então que comecei a ler o livro da Marie Kondo e comecei a colocar em prática. Resumindo assim bem muito, o segredo tá em não empilhar as coisas. Quando você empilha, você acaba bagunçando tudo pra tentar achar uma peça de roupa, por exemplo.

Depois que organizei meu guarda roupa, com as roupas dobradas em pé, uma junto da outra, eu nunca mais precisei tirar 1 dia inteiro pra arrumar de novo. Vai fazer 1 ano já, e no máximo eu tiro uns 5 a 10 min pra só dar uma rápida organizada uma vez por mês.

Resolvi o problema do guarda roupa, mas na minha vida pessoal ainda estava meio bagunçada. Foi então que comecei a revisar minha semana, assim como faço com o guarda roupa 1 vez por mês.

O que é revisão semanal

Seria o tempo que você para e reavalia suas metas, prioridades e como foi a semana. Seria uma faxina na sua vida organizacional. Você escolhe 1 dia na semana e tira uns 20 minutinhos pra isso. E como funcional? É dividido em 3 partes:

Parte 1- Conferir prioridades

  • Primeiro você tem que ter uma lista dos seu projetos. Pode ser o trabalho, estudo ou projetos pessoais. Mas é bom ter eles listados;
  • Agora você vai definir qual sua prioridade da semana. Essa semana vou terminar a etapa do trabalho x, por exemplo;
  • Olhe os compromissos da semana passada. Fazendo isso seu cérebro vai preencher lacunas, lembrar de coisas que você deixou passar.

É normal que suas prioridades e metas mudem, transmutem com o tempo, e a revisão semanal é ótima para atualizá-las.

Parte 2- Arrumando a bagunça?

Nessa fase você vai ver se no seu calendário ou planner tem alguma falha, se você deixou alguma coisa passar, se tem algo para fazer na próxima semana. Vai acontecer de você descartar tarefas que não são mais necessárias e acrescentar novas.

Parte 3- Liberando as ideias

Você vai pegar um caderno ou um bloco de notas digital mesmo e anotar tudo o que você está pensando no momento 2. Faça isso por 5 min no máximo, porque esse exercício pode ser infinito! Você pode anotar coisas emocionais também. Você pode fazer isso num diário por exemplo. É bom para esvaziar sua cabeça. Para se organizar você precisa colocar pra fora o que está dentro de você.

Minha experiência

A Ana sugeriu deixar esse exercício divertido. Sugerindo ir num café para fazer sua revisão ou em outro lugar agradável. Podendo ser feito enquanto ouve música ou combinando com um amigo de fazer sua revisão no mesmo dia que ele e fazerem juntos. Também pode ser feito logo após sua rotina matinal.

Pensei bastante em como começar. A ideia do café era tentadora, mas quis testar algo em casa primeiro. Coloquei uma música gostosinha e fiz um chá de hibisco com erva doce. Eu já fazia algo parecido uma vez por semana, mas eu não avaliava a semana anterior. Achei bem legal de fazer, mas demorei para pegar o hábito. Estou a três semanas tentando, mas acabo só planejando a semana no meu ressuscitado Boullet Journal e não avalio a semana anterior e nem escrevo o que estou pensando no diário.

Essa semana consegui finalmente fazer todos os passos e gostei. Até tô gostando de organizar minha semana no Boullet Journal, fica mais visual e ao alcance da minha mão, sem as distrações do celular quando vou checar o Trello. Não parei de usar o Trello, pois uso ele para organizar meus projetos, mas nunca tinha conseguido organizar minha vida em geral nele como num planner ou Boullet Journal.

Sobre as etapas, a fase 1 e 2 são basicamente ao mesmo tempo. E gostei muito da fase 3 de escrever no diário o que eu estou pensando. Mas acho que essa etapa poderia ser a primeira. Então pra mim a revisão semanal ficaria:

Parte 1 – Liberando as ideias

Soltar sua mente e escrever o que você está sentindo, como foi a semana, seus medos e desejos.

Parte 2 – Conferi prioridades e Arrumar a bagunça

Revisar as prioridades, checar as da semana passada e retirar o que não precisa mais ser feito.


outros artigos relacionados:


Agora é com você!

Você pode adaptar a revisão semanal para o que funciona melhor contigo. E lembre-se, se essa semana não foi do jeito que você planejou, tudo bem. A revisão semanal é pra você planejar a próxima semana tendo como ponto sua situação agora.

Outra coisa é: não existe uma vida 100% organizada. Vai ter dia que vai sair tudo fora do seu planejamento diário, mas tudo bem. A ideia é estar ciente que isso vai acontecer e está pronto para lidar e seguir em frente.

Qualquer coisa se quiser conversar sobre este assunto pode me chamar no Instagram!

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.