No texto sobre como terminar projetos, eu falei para vocês do meu problema em focar num projeto e sobre perfeccionismo. O que me ajudou muito nessas duas coisas foi ter um planejamento diário e organizar a agenda. O método que segui tem as seguintes etapas:

  1. Dividir o projeto em tarefas
  2. Dividir as tarefas em tarefas menores
  3. Colocar prazos nessas tarefas
  4. Uma vez por semana parar para ver o que foi feito e delegar novas tarefas
  5. Repete o ciclo

Esse método também é conhecido por Scrum.

Como estou no mestrado e tenho encontros com minha orientadora duas vezes por semana, a fase 4 acontece a cada encontro (a cada encontro uma enxurrada de coisas 😅).

E foi pelo mestrado que comecei a colocar em ordem meus projetos. E funcionou muito bem! Eu nem acreditei. Isso atrelado também ao hábito de acordar cedo recém adquirido, mas falo dele em outro texto.


Trello como usar 💙

Para organizar essas tarefas eu uso o Trello, que é basicamente um gerenciador de tarefas como um planner ou agenda. Eu sou muito fã do Trello e vou sempre defendê-lo. Nele você pode criar quadros (boards) dos seus projetos. Por exemplo, Mestrado.

Dentro do quadro você adiciona colunas. As mais básicas que uso são: a fazer, em andamento e feito. Dentro dessas colunas você coloca as tarefas (cards). Primeiro adiciono a tarefa em a fazer. Quando estiver em andamento, você arrastar para em andamento. E quando estiver pronto, você arrasta para feito. Bem simples mesmo!

Mas isso é só o básico. Geralmente eu ainda coloco uma coluna de visão geral com as principais informações do projeto, uma coluna de referências e outra como geladeira onde coloco tarefas que ficaram perdidas no limbo. Pode chamar de limbo também 😁.

Além disso, se você quiser se aprofundar mais, dá pra automatizar algumas funções no Trello. Eu uso o Butler para isso. No Trello dá para colocar etiquetas coloridas nas tarefas. Visualmente ajuda muito. Eu gosto de automatizar para, quando a tarefa for enviada para feito, colocar automaticamente uma etiqueta verde, por exemplo.

Vou deixar alguns links no final de textos que falam mais sobre o Trello e o Butler 😉

Atualização: A Butler foi comprado pelo Trello e agora só dá pra usar ele de forma super limitada na versão gratuita 🙁

Mas eu gosto de Post-it

Eu também! Mesmo usando o Trello, sinto falta de algo visual na minha parede. Então, depois de muitos testes, desenvolvi uma forma de organizar um mural semanal.

Por que não mensal? Eu queria ocupar pouco espaço na parede e que fosse prático de zerar e começar de novo. Então resolvi fazer semanalmente. Utilizei post-its pra isso! Ficou assim:

Postits coloridos na parede formando um planner semanal.

Este mural funciona da seguinte forma: coloco em post-its as tarefas de cada dia. No dia atual coloco esses dois post-its grandes em cima e embaixo e reorganizo os post-its do dia nos três post-its grandes. O de cima é para as tarefas da manhã, o do meio é o que farei a tarde e o de baixo são as tarefas da noite.

Realmente estou conseguindo me organizar assim. Ainda sinto falta de um mural mensal (talvez colocar um na mesa funcione 🤔), mas o semanal e o Trello estão me ajudando muito. Você pode fazer assim também com post-its. Recomendo os da marca Post-it mesmo, porque eles duram muito mais colados na parede. Testei com outros e eles caiam muito rápido.

Ou você pode imprimir um pronto e colar na parede. Por isso vou deixar um modelo simples do planner semanal pra você baixar e usar da maneira que quiser ^^

Quem baixar o planner, pode sugerir mudanças e deixar seu feedback. Esse planner é uma versão beta, então pretendo fazer algumas alterações nele no futuro.

Atualização: Hoje não uso mais esse planner na parede, pois estou usando o Bullet Journal e tá sendo melhor pra mim. Você pode ler mais sobre como fiz meu Bullet jornal neste texto tutorial.

Outro método de organização pessoal que estou usando é o planner anual, que é completinho e dá pra organizar e planejar por meses, trimestres e por semana. É ótimo para ter uma visão ampla e a longo prazo do seu ano sem se perder.

O planner que uso hoje é um bem simples e foi eu mesma fiz ♥ Se você quiser se organizar com ele também vou deixar o link aqui.

Ele tem um valor simbólico pra ajudar a manter o blog funcionando. Qualquer coisa se tiver alguma dúvida de como usar o planner pode falar comigo nos comentários ou pelo meu Instagram @laysejuju.

Banner promocional do planner anual completo. Na imagem alguns exemplos do planner com planner semanal e calendário não datado. E a frase Planner anual completo 2023. Pegue o seu!

Links úteis sobre planejamento semanal:


Espero que este texto tenha te ajudado ^^ E se você conhece alguém que também vai curtir esse texto, compartilha com ela!

E qualquer coisa se precisar estou no Instagram como @laysejuju, onde posto dicas e inspirações de organização, criatividade e Bullet Journal. E também tenho uma newsletter com cartinhas digitais todo mês na sua caixa de e-mail ♥

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

11 comentários

  1. Olá, gostei muito de saber como vc se organiza. Eu sou super bagunceira desde criança e infelizmente tenho muita dificuldade de me organizar até hoje. Nem o planner q eu comprei ano passado eu usei. Sera q o bulletin journal seria melhor?

    1. Oii Patricia! Eu também não consigo me organizar com o planner. Cada pessoa tem uma forma de se organizar e a gente tem que encontrar a nossa. A melhor forma de achar é testando! Testa o bullet journal e não fique presa num formato, você pode tentar vários. Eu comecei com o que é bem parecido com o planner, hoje divido uma página em dois dias e já tô pensando em mudar pra 1 página por dia, quase como se fosse um diário mesmo.

  2. Oi Layse.
    Muito obrigada por compartilhar dicas e suas experiências.
    Sempre tive muito dificuldade em me organizar, nunca consegui fazer agenda e planner funcionar, mas achei o lance dos post-its, e vou ver como é o Trello.
    Bjus

    1. Oii! Testa e me diz se deu certo! Eu também tenho dificuldade com planner e agenda, aí testei outras formas de organização até achar uma que desse certo comigo. Não existe jeito certo de se organizar, existe aquele que funciona pra você ^^

  3. Poxa, mas que blog maravilhoso, viu?! Todo o sucesso do mundo pra você e quanto mais organização, melhor! Hahaha
    Eu faço assim: uso um planejador semanal (fica grudado na parede) e vou organizando minha agenda diariamente de acordo com o que havia planejado para a semana, a agenda é organizada em horários tbm. Além disso, utilizo o Focus to do, onde coloco, no dia anterior, todas as tarefas que pus na agenda e já seleciono a quantidade de tempo (que tbm está na agenda hahaa) É maravilhoso, organização é vida! (agora so preciso organizar minha casa kkkkk nos estudos está 100% ok!)

    1. Obrigada!!!
      Amei saber como você tá se organizando ^^
      Não conhecia o Focus to do. Vou dá uma olhada.
      Organização ajuda demais! Mas também preciso organizar melhor minha casa hahahha. O lugar mais organizado é minha mesa de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.