Como fazer um projeto? Por muito tempo passei a vida começando projetos e não terminando. Isso me deixava louca. E não era por falta de esforço. Geralmente meus projetos seguiam resumidamente o seguinte caminho:

ideia > papel > início do desenvolvimento > opa, outra ideia… e morreu.

Outro caminho que meus projetos seguiam era:

ideia > papel > início do desenvolvimento > ninguém vai gostar disso… e morreu de novo.

As vezes, alguns projetos meus ainda querem seguir esses caminhos. Mas qual é a diferença agora? É que agora eu descobri qual é o problema e posso trabalhá-lo para resolvê-lo.

FOCO NOS PROJETOS!

A primeira barreira era a falta de foco. Minha cabeça não para ,e sempre foi muito comum ter uma ideia, começar a desenvolver e ter mais três ideias no meio do processo e querer fazer TODAS elas.

Não dá.

Acaba que eu ficava frustrada e não fazia nada.

Hoje, defini quais projetos vou realizar, quais são prioridade, quando os próximos projetos vão entrar em desenvolvimento.

Geralmente tento manter dois projetos: um profissional (seja trabalho ou estudo) e um projeto paralelo (também pode ser trabalho ou estudo). No momento estou com três hahahah. Mais o terceiro tem menor prioridade e me dedico a ele quando sobra tempo no dia, e tudo bem.

O monstrinho da perfeição

O segundo problema é a vontade de fazer tudo perfeito. E o que é algo perfeito? Algo com 100% de aprovação de TODO mundo! Só que isso não existe, não é mesmo!

Então a ideia é se jogar. Se não estiver bom, melhora na próxima. O que vale aqui é experimentar pra encontrar o direcionamento certo para o projeto.

Correr uma maratona e não cruzar a linha de chegada

Meu psicologo disse uma vez que parecia que eu corria uma maratona, mas se negava a cruzar a linha de chegada. Geralmente eu começava meus projetos com passos muito audaciosos, mas depois não seguia em frente. Depois de alguns meses de terapia percebi que o motivo era até simples e estava lá o tempo todo: eu tinha medo. Medo do que iria acontecer se não desse certo. E medo do que iria acontecer se desse certo e se eu conseguiria manter assim. Olha a busca da perfeição aqui de novo!

Lembrete para vida: não dê muito valor ao perfeccionismo. Perfeccionismo não leva a nada. Te deixa presa numa busca impossível de se alcançar.

Enfim…

Como disse, descobri o problema e estou em processo de resolvê-lo. Resolvi escrever sobre isso exatamente para ter marcos do que eu for alcançando. Esse é o primeiro texto de vários? Talvez sim, talvez não 👀

Provavelmente vou escrever textos pequenos, que podem ficar grandes também. Não quero me prender à regras nesse momento.

Ideias para próximos temas. Me cobrem:

É isso pessoas! Se precisarem de alguma coisa ou tiverem alguma dúvida, deixem aqui nos comentários. E estou também no Instagram e no Twitter! Além disso também tenho uma newsletter com várias dicas e recomendações, experiências e às vezes rola brindes! 💌

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

11 comentários

  1. Parece que era eu contando minha história sobre ter muitas ideias, não ter foco, me sentir frustrada, enfim, eu me identifiquei muito com seu texto! Mas agora quero focar na solução do problema é você pode indicar qual rumo a seguir! Muito obrigada!

  2. Achei sensacional o seu site, acabo de conhecê-lo pelo Pinterest e já li 2 textos anteriores, confesso que muita coisa foi confirmada pra mim e muita coisa foi apresentada a mim agora. Não digo que muita coisa do que você disse nos textos eu já fazia sem procurar na internet e por causa disso eu sou um gênio kkk claro que não, mas é que tudo que eu faço hoje talvez seja da natureza da pessoa criativa, que trabalha na área de design e criação de conteúdo. Mas provar que muita coisa que eu faço desde sempre está correto é gratificante, mostra que eu estou no caminho certo.

    Adorei seu site, vou indicar pra todo mundo 😁

  3. Layse, cê não imagina a alegria de ter encontrado o seu blog hoje. }

    Ter um projeto online era um sonho antigo que se concretizou esse ano mas tenho percebido esse padrão do perfeccionismo que me congelou.

    Depois do seu texto as coisas ficaram um pouco mais claras e percebo melhor onde agir, muito obrigada por compartilhar sua jornada conosco.

    Sucesso!

  4. Menina eu to aqui amando cada vez mais seu blog! Eu achava q era a unica no mundo que começava mil coisas e não terminava nenhuma, e isso corrói a gente por dentro né? Até q eu entendi que era a minha busca por um nível de perfeição q eu criei e q ngm e nem eu jamais conseguiria atingir, então eu me sabotava, isso junto com o medo e com a preocupação com a opinião dos outros! Muito obrigada por colocar tudo isso se forma tão simples! Hoje cada projeto, por menor q seja, q eu concluo, me sinto uma vitoriosa! Vencendo a mim mesma kkkkk

    1. Siim Débora! É muito ruim a sensação quando a gente não consegue terminar os projetos. Exatamente isso, essa vontade de fazer tudo perfeito, mas não existe nada perfeito. Fico muito feliz que você está concluindo seus projetos! São vitórias siim!!! ✨

      E que bom que está gostando do blog 😊💕

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.