Fui escrever o texto dessa semana e não me veio nada. Estava com bloqueio criativo e eu sabia que esse dia chegaria mais cedo ou mais tarde. Comecei o blog há dois meses. Tive várias ideias de textos durante este tempo, mas o mestrado recomeçou e tive menos tempo para escrever nos dias criativos. E nos momentos vagos, não encontrei a criatividade para criar.

Essa situação é totalmente natural, já esperava por ela e me preparei para tal. Mas quis escrever sobre isso, porque não sou a única com bloqueios criativos.

O que é bloqueio criativo?

É quando você trava, não consegue criar nada. As ideias não vem, mas você precisa dessas ideias para trabalhar ou estudar. Acontece muito com profissionais que trabalham com criatividade como designers, escritores, artistas, músicos etc.

Mas o que causa bloqueio criativo? Na minha experiência é estresse, pressão, prazos curtos. Coisas que vamos encontrar no dia a dia inevitavelmente. Eu quero que essa experiência de escrever um blog seja prazerosa, então disse a mim mesma que não me cobraria perfeição. Por isso só publico aqui uma vez por semana, mesmo às vezes querendo muito publicar mais. Não que eu sempre vá publicar só uma vez por semana, mas no momento estou descobrindo este espaço e estou conhecendo quem ler este conteúdo: vocês ❤️

Mas às vezes a semana foi corrida, pouco tempo, as ideias não vinham e aqui estamos, com bloqueio criativo. Então o que fazer nestes momentos?

Primeiramente temos que pensar o que fazer antes destes momentos de bloqueio criativo. Se preparar para quando vier. Aqueles dias em que você está criativo são perfeitos para se preparar.

Nos dias Criativos

Anote tudo!

Tenha sempre anotações. Anote ideias quando elas vierem. Pode ser num bloquinho ou no Smartphone. O importante é anotar. Quando eu produzia vídeos na graduação, e estava chegando em casa, já olhava para a rua com outro ponto de vista e vinha uma ideia de uma cena legal para um comercial, por exemplo. Dessa forma, chegava em casa e desenhava um rascunho simples dessas ideias. Fazia o mesmo com ideias de sites, aplicativos ou diagramação de cartazes. Na época eu tinha uma caixa só de rascunhos de ideias soltas. Muitas nem chegaram à fase de planejamento, mas elas foram importantes para o desenvolvimento das que saíram do papel.

Crie playlists

Nos dias criativos, consigo identificar com mais facilidade quais músicas me deixam mais inspiradas para determinado trabalho. Assim vou salvando essas músicas em playlists para os dias de bloqueio criativo. Tem umas que são instantâneas. É ouvir e as ideias começam a chegar. No entanto, elas costumam ter prazo de validade para mim. Dessa forma tenho que buscar novas músicas para me inspirar. O que não é totalmente ruim, porque gosto de me apaixonar por músicas novas.

Durante o bloqueio criativo

1.Vá nas suas anotações e rascunhos. Dê uma folheada neles. Gosto de anotar muita coisa no Trello também, principalmente ideias de textos e ideias de projetos. Tenho conjuntos de quadros no Trello só para uma ideia de projeto que não sei se vai ser desenvolvido, mas isso me ajuda. Nos dias de bloqueio vou lá sonhar com o projeto e novas ideias acabam surgindo.

2. Escute sua playlist inspiradora.

3. Dê uma pausa, tome um café ☕️

4. Converse com alguém. Isso me ajuda muuito! Principalmente novas conversas, novos pontos de vistas e novas percepções. São como oxigênio para novas ideias.

5. Assista uma série. Para escrever este texto fiz uma pausa e fui colocar um episódio em dia. Assim me veio duas ideias de texto, incluindo este.

6. Você gosta de desenhar? Desenhe!

7. Leia um livro inspirador. Semana passada, dia 4 de fevereiro, foi meu aniversário e ganhei o livro “Por que fazemos o que fazemos?”. A leitura me rendeu ideias audaciosas, posso assim dizer.

8. Escute um podcast da área que você está precisando desbloquear. Tenho algumas sugestões no texto da semana passada.

9. Arrume alguma coisa. Pode ser sua mesa. Tentar organizar alguma coisa ajuda bastante a reorganizar as ideias.

10. Se você puder, faça uma caminhada. Caminhar sozinho tem um poder enorme de trazer ideias. Pelo menos 50% dos rascunhos da minha antiga caixa de ideias vieram de pequenas caminhadas, por exemplo.

11. Ainda se você puder, tire um cochilo às vezes. Dormir ajuda muito a processar as informações e deixa a cabeça mais tranquila para ter ideias.

12. Essa é pessoal, funciona comigo, mas não sei se funciona com outras pessoas. Eu gosto de dançar por uns 4 a 8 minutos. É como juntar o movimento de uma caminhada com música. Isso libera meus pensamentos de um jeito que não sei explicar. Mas claro que só faço isso quando estou sozinha 👀


E você?

Tem alguma dica para bloqueio criativo? Então compartilha nos comentários!

Espero que este texto tenha ajudado você. Qualquer coisa estou no Instagram.

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

11 comentários

  1. Óticas dicas, simples e eficiente. Sempre me achei pouco criativa, depois decobri que estavam podando minha criatividade porque eu não me encaixava no padrão. Mas tem dias que só Jesus na causa. Trava mesmo.
    Obrigada pela dicas.

    Se o assunto te interessar, falo sobre Nutrição e veganismo no meu insta @gabi.nutrivegan e com a benção da minha criatividade, em breve tbm estarei no YouTube. Forte abraço!

    1. Oii Gabriela! Fico muito feliz que você curtiu o texto ^^
      Que massa que você fala sobre Nutrição e veganismo! Vou dá uma olhada 💛
      Siim, em breve também vou para o YouTube. Já estou escrevendo os roteiros. Acredito que vai ter dicas de Youtube no futuro por aqui!

      Abraçoss!

  2. Olá querida, obrigada por compartilhar, sou arquiteta e vivo isso, nestes dias de bloqueio dos quais chamamos síndrome do papel em branco rsrs algumas dicas realizo como anotar, conversar com alguém, descansar, caminhar fazemos também mapa mental que nos auxilia bastante. Também aprendi como você disse que é normal termos dias assim. O importante é aproveitarmos bem os momentos em que estamos com aquela chuva de ideias e registrar logo pra não esquecer. Entender que a mente precisa descansa pra trazer melhores ideias posteriormente, basta relaxar, usar suas dicas e no mais … paciência rssrs. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.