Se você está procurando inspiração para um planejamento diário, chegou ao texto certo! Neste artigo vou apresentar como organizo meu dia, as ferramentas que uso e minha experiência com o 5am club.

Às vezes (muitas vezes) eu acho 24 horas pouco tempo para um dia. São tantas coisas para fazer ao longo do dia, que eu queria mais algumas horas. Mas é aí que o planejamento diário entra, para organizar seu dia e nos dá mais tempo nessas mesmas 24 horas.

Um dos motivos que me levou a começar a fazer um planejamento diário é porque eu sou uma pessoa muito ansiosa. Eu acordava e queria fazer várias coisas ao mesmo tempo e acabava não sabendo por onde começar. Não fazia nem a metade no fim do dia.

Com o planejamento diário eu pude me organizar melhor e aumentar minha produtividade, sabendo exatamente o que eu ia fazer.

Então vamos a como eu faço meu planejamento diário:

1- Planejamento diário – Anotando as tarefas no dia anterior

Essa é sem dúvida a melhor coisa que já fiz para minha produtividade. No final do dia eu sempre anoto as tarefas do dia seguinte. Isso me ajuda muiito! Eu acordo já sabendo o que tenho para fazer, não preciso perder tempo planejando o que vou fazer no dia. As vezes faço algumas mudanças no decorrer do dia, mas geralmente são pequenas.

Para fazer o planejamento diário nessa etapa você vai precisar de alguma ferramenta de apoio, e aí que vamos para o próximo tópico.

Banner promocional do planner anual completo. Na imagem alguns exemplos do planner com planner semanal e calendário não datado. E a frase Planner anual completo 2023. Pegue o seu!

2- Tenha uma Ferramenta no Planejamento diário

Você precisa de suporte para se organizar no planejamento diário. Para anotar as tarefas eu gosto de usar o Todoist que é um app de checklists que dá pra colocar categorias, agendar tarefas, etc. E também uso o Bullet Journal. 

Atualmente estou usando mais o Bullet Journal, pois acho ele mais visual e divertido de usar no planejamento diário e também para planejar minha semana.

Se você prefere uma simples lista de papel para fazer seu checklist, tenho um modelo que você pode fazer o download se inscrevendo na minha news! O modelo vai chegar no primeiro email que você vai receber logo depois de se inscrever.

Outra ferramenta muito útil para o planejamento diário é o Trello que é um gerenciador de projetos online. Expliquei mais sobre ele no post 8 Apps para se Organizar Melhor

Também gosto de usar o Toggl para contar o tempo que gasto em cada atividade durante o dia. Isso é bom para você ter uma ideia de quais tarefas consomem mais tempo, onde você está gastando mais tempo. Costumo contar até meu tempo de procrastinação hehe. 

Antigamente eu usava o Toggl com mais frequência, mas recentemente estou começando a me sentir mal usando ele. É uma sensação ruim, pois é como se eu perdesse a flexibilidade e a fluidez do trabalho. Hoje só uso o Toggl para trabalhos específicos, como criação de sites, testes web, atualizações no blog etc.

Atualização

Hoje estou testando o Notion e estou gostando muito! Pretendo trazer textos sobre ele pra cá. Até fiz um template para organizar os eventos que participo! Ele tá por um valor simbólico de R$5 reais para ajudar o blog ^^

Planilha de eventos no notion com espaço para nome do evento, data, se já se inscreveu e local

3- Tenha um Planner, Agenda, Bullet Journal

Como já citei, eu tenho um Bullet Journal para anotar as tarefas do meu dia, mas você pode usar um Planner ou uma agenda.

E subestimei o poder desta ferramenta na minha vida, mas realmente aumenta muito a produtividade. Você pode usar agendas digitais, mas na minha experiência pessoal, no papel você tem uma ideia melhor do que tá acontecendo na sua vida. É até melhor para fazer a revisão semanal

Eu posto minhas páginas do Bullet Journal semanalmente no meu Instagram @laysejuju.

4- Seja gentil com você no Planejamento Pessoal

Gente, vamos com calma no planejamento. Não precisamos colocar várias tarefas no dia e nos sobrecarregar. Vamos pensar no que podemos fazer, no tempo pra descansar e pra se divertir também.

Outra coisa, não é porque você tem agora tudo planejado que nada vai sair errado. Deixa eu te dizer, vai sair sim. E muito! O planejamento diário tá aí pra te ajudar, mas não é algo rígido. Pense nele como algo flexível, não se sinta mal se não for do jeito que tiver no papel e tudo bem se você riscar algumas tarefas do planejamento diário, porque não deu certo.

Na verdade, agora estou colocando minhas tarefas diárias num post-it e só passando para o bullet journal o que eu vou completando. Assim eu tenho um registro do que eu fiz no dia e me sinto bem melhor!

5- Tenha no Máximo três prioridades no dia

Olha que três eu já acho até muito. Prioridade é aquilo que tem que ser feito hoje e só você pode fazer. São as três grandes prioridades, não pode passar de hoje. Só três no máximo.

Já tentei colocar mais de três e não rolou. Acabo não fazendo, sacrifico uma pela outra e acaba dando muito errado. É melhor organizar direitinho pra ter no máximo três por dia na semana.

Vai acontecer de ter mais de três no dia? Vai gente, acontece. Mas se você puder evitar melhor. Essas prioridades geralmente são seus projetos. Por exemplo, hoje vou trabalhar e estudar. Essas são suas duas prioridades do dia. Hoje vou trabalhar, estudar e dedicar um tempo ao meu projeto pessoal. São suas três prioridades do dia. Hoje vou trabalhar, arrumar a casa e resolver burocracias. E assim vai.

6- Planejamento Diário – Acorde cedo?

E aí chegamos a polêmica do 5am club. Vale a pena acordar as 5 da manhã todos os dias? Isso deixa a pessoa mais produtividade mesmo? 

Eu recomendo estes dois textos que falo sobre o assunto:

A experiência que tive com o 5am club foi positiva, mas por causa de um tratamento de enxaqueca tive que parar, pois não conseguia acordar cedo. Recentemente comecei a voltar a acordar cedo e já parei de novo por causa da quarentena. E o que acho é que, depende muito.

Se você acha que não é pra você, então não force. Dá pra ser produtivo acordando às 7h, 8h ou até 9h da manhã. O importante é como você faz seu planejamento diário.

Eu pessoalmente gosto de acordar às 5h porque eu gosto do clima frio, a luz e o silêncio e o canto dos pássaros da manhã. Essa combinação é mágica pra mim. Mas não é todo dia que acordo essa hora e nem por isso deixo de ser produtiva.

E é isso gente linda! Espero que tenham gostado dessas dicas de planejamento diário e inspire vocês na organização diária ^^

Qualquer coisa estou no Instagram como @laysejuju, onde posto dicas de produtividade e organização pessoal. Além disso tenho uma newsletter com várias dicas e recomendações, experiências e brindes! 💌

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

10 comentários

    1. Eu já pensei muito assim, mas procuro não ser rígida comigo na hora da organização. Eu já fui muito e isso não me fez bem. Hoje eu uso a organização como auxiliadora na vida e não como controladora da minha vida. Na semana que eu quiser parar de seguir meu planejamento, minha agenda ou meu bullet journal, eu vou parar, porque eu preciso respirar um pouco. Na semana seguinte eu volto e tudo bem. E sucesso… sucesso é uma coisa muito subjetiva. Até pouco tempo eu tinha uma ideia do que seria uma vida de sucesso, no último mês percebi que não queria aquilo. Aquilo meio que foi me ensinado como sendo algo de sucesso, mas o que me faz feliz mesmo sempre foi o contrário hahaha A vida é assim, a gente tem que se ouvir mais, entender o que queremos e respeitar nosso tempo.

  1. Fazer e refazer uma lista de tarefas para se organizar não é nada fácil, mas é gostoso ver quando tudo aconteceu conforme planejado. Já busquei ferramentas para fazer a minha própria organização. Confesso, gostei muito das suas dicas e ideia. Vou aprimorar ao meu planejamento, obrigada.

  2. Amei suas dicas! Vim pelo Pinterest e a primeira matéria que li. Pois estou querendo colocar em prática a minha organização na agenda. Mas não é fácil para quem não tem esse hábito. Eu tentei pelo Trello um tempo atrás mas é cobrado, então não mexi com ela mais.
    Abraço

    1. Oi Pollyana! Nossa super te entendo. Sabe o que tá me ajudando recentemente? Eu comprei uma agenda super simples e barata e tô me organizando com ela. Tô tentando concentrar tudo nela pra não perder o foco. Eu era apaixonada pelo Trello, mas depois que ficou tudo pago eu larguei 😢 Fico feliz que você veio do Pinterest! Seja bem vinda <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.