Você assim como eu usa o celular para trabalhar? Hoje estamos muito ligados a esse aparelhinho que nos traz muita praticidade, principalmente se você trabalhar em casa. E no quesito organização, o celular não deixaria de está presente. E hoje trago uma lista de 8 aplicativos para se organizar melhor.

Todas as aplicações listadas aqui tem uma versão para celular. Só o app do Toggl que não funciona tão bem e eu prefiro usar a versão no computador. Mas os desenvolvedores estão trabalhando para melhorar a experiência do aplicativo.

Trello

Exemplo do quadro do trello para você usar

Não posso começar essa lista sem falar do Trello. Eu amo o Trello desde que o conheci e hoje uso ele para organizar minha vida inteira. Eu fiz um texto introdutório sobre como usá-lo no post e recomendo a leitura: Organizando a Agenda – do Mural na Parede ao Trello.

Resumindo, no Trello vocês podem criar times. Dentro desses times você cria quadros para cada setor do seu projeto. Por exemplo: Editorial, Edição, Pautas, Marketing etc. Dentro do quadro você adiciona colunas para organizar suas tarefas. Eu gosto de usar o método Kanban que consiste em usar 3 colunas, sendo a primeira para as tarefas “a fazer”, o segundo “em andamento” e o último para as tarefas “concluídas”.

Dentro destas colunas você cria os cards, que são as tarefas. Dentro dos cards você coloca textos, listas, imagens e dá pra equipe comentar também. Fiz um exemplo de board bem simples para vocês verem como funciona. Dentro do card “Exemplos de Boards” tem mais inspirações. O link para o quadro é este aqui: https://trello.com/b/vGl61ILk/exemplo-de-board

Automatizando o Trello

Depois que aprendi a automatizá-lo, minha vida com Trello melhorou mais ainda. Mas a ferramenta que eu usava para automatizar foi comprado pelo Trello e, no meu caso específico, eu teria que usar a versão paga para ter esse automatizador novamente. No momento ainda não compensa, principalmente porque o preço dele está em dólar.

O que acontece no meu caso, e acredito que é o caso de muitas pessoas que usam o Trello, é que a versão gratuita te permite usar apenas 1 ferramenta por quadro. Essas ferramentas ou plugins são chamados de Power-Up. Geralmente é usado o calendário que é essencial para se organizar.

É possível conseguir a versão paga gratuitamente por um mês se vocês convidarem um amigo e ele se inscrever pelo seu link. Vocês só podem fazer isso 12 vezes, ou seja, você só pode ter 12 meses grátis da versão paga. Mas os Power-Ups que vocês instala continuam nos quadros, mesmo depois de você voltar para a versão gratuita.

Como está começando a ficar limitado para usuários da versão gratuita do Trello, estou começando a pensar em migrar. Meu coração dói em pensar nisso, mas as coisas estão caminhando para isso 😢

Vou testar o Notion que foi muito bem recomendado. Quando eu testar, posso trazer uma análise aqui. E se você tiver alguma recomendação, pode deixar aqui nos comentários.

Keep

Exemplo do uso do aplicativo keep do Google que funciona como bloco de notas para anotar ideias

Este é o meu queridinho depois do Trello. O Keep é um aplicativo simples e fácil de usar. Ele é basicamente um app de bloco de notas e listas. Você pode anotar ideias, listas de compras e se você gosta de rabiscar ideias, também dá pra desenhar nele! Eu testei vários outros apps de anotações com desenho e o Keep foi o que eu achei melhor de utilizar.

Também dá para criar marcadores como categorias para suas anotações e listas. Eu tenho categorias para compras, estudos, projetos, ideias, lembretes etc. Ele é bem simples e ótimo para anotações simples e rápidas. Tentei usá-lo para anotar as tarefas do dia ou metas da semana, mas já achei ele limitado para isso. E falando de planejamento, vamos para o próximo aplicativo.

Todoist

Exemplo do aplicativo Todoist para criar listas

Eu demorei para me acostumar com o Todoist. Não sei porque, mas tive dificuldade de usá-lo. Eu sempre esquecia de checar as tarefas ou colocava tarefas muito difíceis e que não tinham datas exatas para fazer. Acontecia de eu sempre agendar as tarefas infinitas vezes.

Voltei a usá-lo e só coloco tarefas que tem data de entrega. Quando não tem data, costumam ser muito simples e devem ser feitas pelo menos naquela semana. Tem um pouco de gamificação nele. Vocês ganham pontos por cumprir tarefas. Também gosto, porque posso colocar ele na minha tela inicial do celular e ele me mostra as tarefas do dia.

Toggl

Tela do Toggl em funcionamento contando o tempo de trabalho das atividades

Ferramenta de contagem de horas trabalhadas Toggl. Lista das tarefas e o tempo de cada uma

O Toggl é uma ferramenta para contar horas trabalhadas. É ótimo para quem trabalha home office e precisa prestar contas das horas de trabalho. Eu gosto de usar para todos os projetos, até os pessoais, para saber quanto tempo gastei no desenvolvimento deles. Mas no caso dos projetos pessoais, eu nem sempre lembro de ligá-lo hehe. Outra coisa é que ele também gera relatórios das horas trabalhadas.

Google Agenda

Uso o Google Agenda para marcar compromissos, eventos, reuniões etc. Prefiro ele do que o papel, pois ele me avisa tanto pelo celular, quanto por email, do compromisso. Sou uma pessoal meio esquecida às vezes, então isso ajuda muito. Vocês usam o Google Agenda ou agenda de papel? Me diz aqui qual vocês preferem e o porquê.

Eu estava usando o Bullet Journal para me organizar também e até fiz um tutorial para quem está começando, mas parei de novo 😅 Acho mais prático e rápido me organizar online. Funciona melhor comigo. Acho que meu Bullet Journal vai acabar ficando para guardar memórias e outras coisas.

Planilhas Google e Aplicativos de Banco

Na parte financeira uso as Planilhas do Google para organizar as finanças. Mas também uso os gráficos que os aplicativos dos bancos disponibilizam, principalmente os digitais.


E foi isso gente linda! Espero que tenham gostado do texto de hoje. Demorei pra postar, pois estou organizando minha vida que tá meio maluca, mas agora tá estabilizando. Tem novidade vindo aí e o blog vai começar a seguir uma direção bem interessante. Não vou parar de falar de organização e produtividade, mas esses assuntos serão mais direcionados no desenvolvimento de projetos.

Vou deixar uma lista de outros textos relacionados a esse que podem ajudar vocês a se organizarem:

E segue um infográfico resumindo o que foi falado aqui:

Infográfico com um resumo do post para compartilhar no Pinterest

Com sempre estou no Instagram compartilhando coisas legais, dicas e fotos de gatinhos ^-^

E tem minha newsletter que você pode se inscrever aqui 💌

Foto da capa: unsplash.com

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Ama desenhar e assistir animes. Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

OBS.: Todas as opiniões apresentadas neste texto e blog são de responsabilidade da autora.

Você também pode gostar de:

18 comentários

  1. Gostaria de mais informações sobre investimentos e o Banco inter. Se fizer um texto sobre isso vai ser bem legal ! Gostei muito dessa matéria de organização tbm !

    1. Que bom que gostou José!
      Como aqui o foco é organização pessoal e produção de conteúdo não sei se vou fazer um texto sobre investimentos. Talvez só futuramente.

  2. TEM UM APP MARIVILHO PARA ORGANIZAÇÃO DE FINANÇAS SE CHAMA GUIA BOLSO, ELE JUNTA TODOS OS DADOS FINANCEIROS AUTOMATICAMENTE DOS MAIORES BANCOS TIPO BB NUBANK INTER, E TE DA AS INFORMAÇÕES EM FORMA DE GRAFICO

    1. Oii Giovanni! Sim, o Guia Bolso é muito bom! Na época que escrevi esse texto eu ainda não usava ele. Quero fazer depois um texto com os apps e ferramentas que uso para me organizar financeiramente, aí já coloco ele na lista ^^

  3. Estou adorando suas dicas, estou iniciando a minha aposentadoria e preciso criar novos hábitos e organização. Como sugestão, poderia falar sobre “Agenda do Tempo”, como estabelecer horários para um dia produtivo.

    1. Oii Luiz! Gostei muito da sugestão! Vou colocar na minha pauta pra trazer algo para cá futuramente. Que bom que está gostando das dicas!

    1. Oi Larrine! Tô gostando muito do Notion, mas não deixei de usar as ferramentas do Google. Gosto de usar o Notion como um dashboard, uma tela inicial da minha organização. Aí coloco links para tabelas e documentos do Google Drive, link para o Google Agenda, etc. Obrigada pelo seu comentário ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.