Olaa! Neste texto você vai aprender como fazer uma Roda da Vida e como essa ferramenta tão simples pode te ajudar a realizar seus sonhos, metas e ter uma vida mais saudável e tranquila.

Gente, eu sempre vi a roda da vida em vários blogs, mas nunca soube usar ou batia a preguiça mesmo. Mas recentemente aprendi uma forma mais simples de fazer esse planejamento pessoal pra vida! Eu já havia testado outra forma mais simples, mas como era mais simples, não foi tão eficiente e abandonei.

Vou apresentar os dois métodos da roda da vida que aprendi a fazer, pois juntos podem te ajudar a organizar sua vida pessoal e planejar seu ano! Com esse método você vai ter noção de onde se encontra e pra onde quer ir.

E no final deste texto vou deixar um modelo da Roda da Vida para imprimir!

Conteúdo do texto:

O que é Roda da Vida e por que fazer a sua?

A Roda da Vida é um método de planejamento pessoal e auto conhecimento, onde temos um círculo desenhando com as várias áreas da sua vida. Você pode dá notas de 0 a 10 para cada área de acordo com o seu momento atual na vida. 

Não se preocupe que vou deixar o modelo da roda da vida para imprimir no final do texto.

Esse método serve como um guia para seus planos e projetos de vida. É uma forma de se organizar. Não é um método milagroso que vai te trazer sucesso garantido como muitos falam por aí, mas é uma ferramenta de autoconhecimento que vai te ajudar ter uma vida mais objetiva.

Banner promocional do planner anual completo. Na imagem alguns exemplos do planner com planner semanal e calendário não datado. E a frase Planner anual completo 2023. Pegue o seu!

Quando fazer a Roda da Vida?

Você pode fazer a roda da vida no início do ano, no final do ano, no seu aniversário também é uma data interessante, quando tiver uma mudança grande na sua vida como emprego novo, entrou na universidade, adotou um pet ou se você estiver sentindo que precisa fazer novamente.

É importante dizer que esse método não substitui um psicólogo. Ele é um complemento. Como sempre digo aqui, se vocês tiverem condições, façam terapia. É o melhor método de todos!

Imagem para compartilhar no Pinterest com o texto: Organização, como organizar seu ano com a roda da vida. Site laysejulyanne.com.br. Na imagem de fundo tem um notebook prata e um copo de vidro com suco rosa. No copo tem um canudo rosa de papel. Do lado do copo tem clipes de papel rosa. O copo, os clipes e o notebook estão em cima de uma manta branca de pelos.

Como fazer a Roda da Vida

Para fazer a roda da vida você vai precisar:

  • O modelo da roda vida impresso
  • Canetas coloridas para pintar as áreas vida
  • Um caderno para anotar reflexões e seu planejamento
  • Seguir os passos seguintes:

Passo 1 – Identificando sua Realidade (pontuando a roda da vida)

A primeira parte da roda da vida é saber como você está hoje. Você vai pintar para indicar a pontuação de cada área da sua roda da vida. Quanto maior for o número, melhor você está nessa área. Quanto menor, mais atenção essa área precisa.

Pontuação de 1 a 3 – você está muito infeliz nessa área, super chateado e frustrado.

Pontuação de 4 a 6 – tá mais ou menos. Não tá boa, pode melhorar, mas dá pra aguentar mais alguns meses se for necessário.

Pontuação de 7 a 10 – tá tudo lindo! Tá do jeito que você queria e pediu ao universo.

É bom analisar se alguma área está afetando as outras. Como eu disse, esse exercício da roda da vida é ótimo para se autoconhecer!

Quais perguntas devem ser feitas na Roda da Vida?

Esses são alguns exemplos de perguntas para cada área da vida que você pode fazer para pontuar em cada uma:

  • Lazer: O quanto você se dedica para descansar? Você tira tempo para se divertir? Você está satisfeito com seus períodos de lazer? Você tem um hobby ou passatempo?
  • Financeiro: Você está confortável com sua situação financeira hoje?
  • Profissional: Sua vida profissional é satisfatória para você? Você enxerga crescimento na sua carreira nos próximos anos? Você sente que é reconhecido?
  • Intelectual: Você está buscando aperfeiçoar seus conhecimentos? Você está dedicando horas de estudo suficientes por dia/semana?
  • Emocional: Você está bem consigo? Você está bem? Você está fazendo terapia? Você lida bem com seus sentimentos? Você lida bem com frustrações? Você está avançando na prática da meditação e exercícios de respiração? Como está sua autoestima?
  • Espiritualidade: Você está buscando a sua espiritualidade? Você sente mais conexão com uma força forte? Você está buscando se aproximar dos seus ancestrais?
  • Saúde Física: Você está fazendo exercícios o suficiente para se sentir bem? Você está tendo uma alimentação equilibrada? Os exames estão em dia?
  • Relacionamento Íntimo/amoroso: Você sente que recebe amor da outra pessoa? Você está se valorizando nessa relação? Você está demonstrado amor a outra pessoa?
  • Relacionamento Social: Você sente que suas amizades são recíprocas? Você sai e/ou conversa com outras pessoas? Você tem colegas ou amizades no trabalho?
  • Relacionamento Familiar: Como está o relacionamento com sua família? Você fala com sua família? Você está bem com o seu relacionamento familiar atual?

Passo 2 – Definindo seus objetivos e metas

Agora que você já sabe quais áreas da roda da vida precisam de mais atenção e já escolheu quais quer trabalhar neste ano, chegou a hora de definir seus objetivos e metas.

Crie de 5 a 10 metas e distribua seus prazos pelo ano. Você pode criar mais ou tirar algumas sempre que precisar. A gente sempre tá mudando e na organização as coisas não precisam ser engessadas.

Uma dica é que a cada mês você se dedique a no máximo 3 áreas da roda da vida e suas respectivas metas. Acima disso talvez a situação vire um caos. Vai ter mês que você vai ter que lidar com mais de 3 áreas? Vai! Acontece com mais frequência do que gostaria, mas sempre tento evitar.

Para gerenciar as áreas que estou me dedicando em cada mês, eu fiz uma roda da vida colorida mais simplificada, colei em um círculo de isopor e uso tachinhas para marcar em quais estou me dedicando.

Roda da vida feita de isopor cortado no formato de círculo e papel colorido com lápis de colorir para marcar as áreas de vida. Cada área tem uma ilustração para simbolizá-la. As áreas de foco no mês estão destacadas com uma tachinha espetado nelas.

Passo 3 – Plano de ação

Lembra das suas metas? Vamos criar um plano de ação para elas! O que você precisa para alcançá-las? Fazer um curso? Se exercitar? Dormir mais cedo? Se alimentar melhor? Ler livros de uma determinado assunto? Aqui você planeja suas próximas ações.

Para isso recomendo Ler: Como Definir Metas e Alcançá-las.

Passo 4 – Colocando em prática

Aqui você vai pegar o plano de ação que fizemos anteriormente e colocar em prática. Como as metas não serão feitas todas ao mesmo tempo, algumas você já pode ir se preparando com antecedência. Por exemplo, você pode providenciar os recursos que precisa para realizá-las.

Nessas últimas fases você pode usar ferramentas online e aplicativos para te ajudar a se organizar.

Passo 5 – Medindo os resultados

Aqui eu peço pra ter cuidado! Para algumas pessoas, quando falamos de metas, medir pode te deixar ansiosa. Lembra que falei da importância do psicólogo? Então, ele ajuda muito nessa parte da roda da vida.

E também dependendo da meta, dá pra usar planilhas para medir os resultados para ver se está funcionando. Se não estiver, mudamos a estratégia!

Como preencher a Roda da Vida – Exemplo

Exemplo de roda da vida impressa em papel A4. No papel a roda da vida com as áreas pintadas com cores diferentes. Em cima da roda da vida está escrito: Pinte as casas de 1 a 10 para avaliar como está cada área da sua vida. Trabalhe as áreas com pontuações menores.

Neste exemplo vemos que a pessoa marcou uma pontuação muito baixa em lazer e relacionamento íntimo. A vida profissional também não está muito bem. Então vamos analisar pelos passos da roda da vida.

Passo 1 – a realidade atual é pouco lazer, pouco no relacionamento íntimo e a vida profissional não tão boa.

Mas aqui entra uma observação da roda da vida. Neste caso a pessoa marcou poucos pontos em relacionamento íntimo, pois está solteira, mas não tem pressa em entrar em um relacionamento no momento. Então ela não precisa focar nessa área agora.

A mesma coisa se aplica se ela tivesse marcado poucos pontos em espiritualidade, mas porque não se interessa pela área e tudo bem. Não precisa trabalhar ela.

Passo 2 – A meta então é se divertir mais e equilibrar isso com a vida profissional.

Passo 3 – O plano de ação:

  • procurar um psicólogo;
  • procurar atividades que gosta de fazer em casa;
  • agendar horários sagrados para relaxar e se divertir;
  • dedicar um horário para investir no desenvolvimento profissional;
  • fazer um curso para se aperfeiçoar na área;
  • entre outros.

Este é só um exemplo e pode ser completamente diferente dependendo da pessoa.

Roda da Vida para Imprimir

Agora que você chegou até aqui, vou deixar este modelo da Roda da Vida para imprimir. Você pode imprimir quantas vezes quiser e usar este texto quando tiver qualquer dúvida.

Espero que esta ferramenta de alto conhecimento te ajude assim como me ajudou!


Vale Lembrar…

Gente linda, como eu disse a roda da vida é um método complementar que não substitui um psicólogo. Ela serve pra você se auto conhecer e te ajudar a organizar sua vida.

Recomendo ler: Como organização pode melhorar sua vida.

E tudo bem se a gente não conseguir sucesso em todas as áreas. A gente faz o que está ao nosso alcance, no nosso ritmo. Vamos respirar gente!

Já fui muito agoniada com métodos e resultados (ainda sou às vezes), mas a gente tem que ser mais simpáticos com nós mesmos.

Espero que este texto te ajude de alguma forma e qualquer coisa só deixar aqui nos comentários ^^

E como sempre estou no Instagram e no Pinterest!

Gostou deste Tutorial? Considere apoiar este projeto em apoia.se/laysejuju. Além de ajudar a manter o blog no ar você também recebe recompensas!

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.