Já falei por aqui sobre a importância de se ter metas e prioridades. Eu venho estudando formas de melhorar esse processo e por isso esse assunto hora ou outra vai ser pauta neste blog. Hoje vamos falar de metas e objetivos.

Recentemente conheci a ideia de que metas não são elementos apenas do futuro. Elas também fazem parte e influenciam nosso presente.

Do livro A arte de fazer acontecer de David Allen:

A maior segredo das metas e das visões não é o futuro que elas descrevem, mas sim a mudança no presente que elas despertam.

A ideia aqui é como as metas podem nos mudar hoje.

Metas são como plantas

Pode parecer clichê, mas é como cuidar de uma planta. Você planta a sementinha hoje, cuida todos os dias e ela cresce no futuro. O cuidado que você tem com a plantinha volta como uma plantinha saudável e feliz ^^ Se você não cuida da planta, ela morre 🙁

E no processo inicial de crescimento da nossa plantinha, a gente já fica feliz de ver ela todo dia crescendo cada vez mais.

Quando temos metas, nós prestamos mais atenção nas coisas relacionados a nossa meta. No caso da plantinha é colocar água todo dia, tirar folhas secas, colocar adubo etc. Isso aumenta nosso foco e você passa a viver sua meta hoje. O processo de cuidar da plantinha é tão importante quanto vê-la já crescida.

Nem sempre conseguimos curtir essa vivência da meta por motivos diversos. Por exemplo, uma meta financeira quando você está no vermelho. Enquanto ainda estiver no vermelho, esse processo vai te deixar ansioso e isso é normal. 

Por isso que é importante falar de outro elemento para o alcance de metas e objetivos: o autoconhecimento.

Autoconhecimento e inteligência emocional

Você se conhece? A gente geralmente acha que sim. Mas a verdade é que se conhecer é um processo pra vida toda, pois estamos em constante mudança. Eu não sou mais a mesma de um ano atrás. 

Entender como suas emoções funcionam é muito importante para alcançar objetivos. Na verdade é importante para viver. E qual o melhor jeito de se conhecer? Terapia.

Sim, fazer terapia é a melhor forma de começar o processo de autoconhecimento. Você vai conversar com uma pessoa que estudou anos só pra te ajudar. Se você está em dúvida entre usar seu dinheiro para comprar um curso de desenvolvimento pessoal ou fazer terapia, por favor, escolha a terapia. Se sobrar dinheiro você faz o curso.

A terapia melhorou muito minha vida. Aprendi a lidar com crises e momentos difíceis que não pararam de vir, mas agora eu sei como receber. 

Se você não pode fazer terapia no momento por algum motivo, existem páginas de psicólogos que compartilham um ótimo material gratuito nas redes sociais. Não é a mesma coisa que um acompanhamento individual, mas pode te ajudar enquanto você não puder começar a terapia.

Se autoconhecer e desenvolver a inteligência emocional vai te ajudar a segurar a barra em processos difíceis enquanto suas metas não são alcançadas.

Definindo as metas e objetivos

Você já definiu suas metas e objetivos? Já falei rapidamente sobre como começar aqui no blog, mas podemos nos aprofundar no processo.

Primeiro vamos pensar em um objetivo principal. Algo que você quer muito alcançar na sua vida.

Exemplos

Comprar um apartamento, ter independência financeira, conhecer o mundo, etc.

Dessa meta principal, você vai pensar em pequenas metas para alcançá-la.

Exemplo

Objetivo principal: conhecer o Brasil. Pequenas metas: viajar para um estado diferente do Brasil todo ano.

Essas pequenas metas podem ser divididas em mais pequenas metas e assim por diante.  O importante é que seja possível mensurar suas metas, para saber que você conseguiu alcançar ou não.

Seus objetivos e metas podem mudar no decorrer do tempo e isso é normal. Então não se sinta mal em abandonar um objetivo se você acredita que não é mais o que você quer.


Você pode curtir ler também:


Metas para o ano

Eu gosto de pensar nos meus objetivos e metas do ano. Geralmente foco mais nos primeiros 6 meses. Dentro do ano eu coloco pequenas metas dos meus objetivos principais de vida. Sim, você pode ter mais de um, só não pode se dedicar ao mesmo tempo para todos. Separe seus objetivos em níveis de prioridade e vá trabalhando eles no decorrer dos anos.

Colocar datas para entregar essas metas pode ser uma boa estratégia de evitar a procrastinação das mesmas. Eu organizo minhas metas no Trello e coloco prazos em algumas delas. Você pode usar outras plataformas para organizar suas metas.

Além de definir as metas do ano, você pode definir suas metas da semana e as metas do dia. Uma das minhas metas semanais é escrever pelo menos um texto para o blog e me exercitar pelo menos 3 vezes. Nas minha metas diárias estão desconectar a partir das 22h, beber pelo menos 1 litro de água por dia, etc.

Próximos passos

Com metas definidas e anotadas, você pode viver pensando nelas para alcançá-las. Sempre vale a pena revisar as metas de tempo em tempo para ver se ainda fazem sentido para você.

Existem vários métodos para definição de metas que você pode estudar para ver qual se identifica mais. Tentei trazer aqui o que funciona comigo, mas você pode adaptar.

Espero ter te ajudado! Como sempre estou no Instagram. E você também pode me encontrar no Pinterest onde coloco vários conteúdos, inspirações e dicas! Além das redes sociais, também tenho uma newsletter com várias recomendações de textos, livros, podcasts, lugares, últimos posts do blog, brindes etc 💌

Te vejo no próximo texto ^^

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.