Uma das minhas metas para 2019 é viajar mais. Semana passada fui para Recife em Pernambuco. Recife é uma das minhas cidades preferidas e fazia tempo que eu não ia lá. Mas resolvi ir nesse início de ano com meu irmão e meus pais. E como gosto de organizar tudo, não seria diferente com viagens. Por isso nesse texto vou mostrar como organizo uma viagem simples de um dia!

Para organizar a viagem usei o Google Maps, o Google Keep e o Google Calendar. Não usei o Trello, pois seria uma viagem rápida de dois dias apenas e foi um pouco em cima da hora. Para uma próxima viagem posso usar o Trello e mostrar para você como eu organizaria um quadro de viagem por lá. Mas agora vamos às etapas da organização de uma viagem simples de um dia.

Roteiro

Primeiro passo foi fazer o roteiro. Com o roteiro eu saberia onde deveria me hospedar para ficar mais perto dos destinos. No fim não adiantou muito, pois só encontrei hotéis distantes que tivessem piscina (uma exigência da minha mãe 😅). Procurei pelo Google Maps lugares interessantes e fui salvando numa lista chamada Recife. Você pode salvar lugares clicando em no lugar desejado > indo no link que parece uma bandeira para salvar e escolher uma lista ou criar uma nova.

Mapa mostrando a localização do Busto de Tamandaré em João Pessoa, PB. Com seta vermelha apontando para o botão salvar.
Escolha um ponto e clique em salvar. Vai aparecer suas listas e você pode criar mais listas
Menu do Google Mapas com a opção de Seus Lugares em destaque. Para ver os lugares salvos, clique em seus lugares no menu do google.
Você pode ver seus lugares salvos acessando o menu do Google Maps e indo em Seus lugares
Menu com as lista de favoritos do google maps.
Você pode ver seus lugares salvos na aba Salvos

Reservando

Para reservar o hotel usei o Booking.com, pois além de achá-lo bem informativo e intuitivo, também dá pra adicionar a data da sua viagem no Google Calendar por ele. Então alguns dias antes comecei a olhar possíveis hotéis. Dá pra colocar filtros do que você quer no hotel, como piscina, café da manhã entre outros itens. Isso facilita a pesquisa. Assim, os hotéis que eu ia achando interessante eu ia salvando numa lista que chamei de Recife. Também dá pra fazer listas no Booking.com.

Reservei o hotel para duas diárias, pois cheguei em Recife no sábado a noite e voltei para João Pessoa na segunda de manhã. Não passei exatamente um dia por lá, mas só tive um dia para aproveitar a cidade.

Lista de hotéis do site de hóteis Booking.com
Lista de hotéis que achei interessantes

Listas

Já que estamos falando de listas, chegou a hora da lista de coisas que vamos levar. Gosto de usar o Google Keep para isso, pois tenho como fazer várias listas, organizar em categorias colocando marcadores, posso mudar a cor de fundo da lista e também posso adicionar facilmente um checklist.

Costumo separar as listas da viagem por categoria: roupas, calçados, cuidados pessoais e objetos diversos. Além de fazer uma lista do que levar minutos antes da viagem, geralmente para coisas que você usa até o último minuto como a escova de dente. Antigamente eu costumava esquecer essas coisas e tinha que comprar na viagem. Uma vez esqueci o fone de ouvido. Foi triste 😢

Lista para uma viagem simples feita no google keep com itens como celular, carregador de celular, escova de dente, água e pente de cabelo.
Lista simples do que colocar na mala minutos antes da viagem

Arrumando as Malas

Para arrumar a mala usei uma técnica de dividir tipos de roupas em saquinhos individuais. No mercado existem bolsas de diversos tamanhos específicas para fazer isso, mas como eu ainda não tenho um kit desses, usei os saquinhos que uso para lavar roupas delicadas na máquina. Gambiarra que chama 😁.

Roupas de tecido fino guardadas em saquinho de lavar roupa e colocada na mala, como um jogo de tetris.
Exemplo de como fiz para guardar algumas roupas na mala usando saquinhos de lavar roupa

Com as roupas organizadas nos saquinhos, começo a colocar as mais pesadas embaixo e as leves em cima. Não tenho saquinhos suficientes para colocar calças e shorts, então guardo eles na base da mala, dobradinhos como retângulos (influências de Marie Kondo 😅).

Comprei esses saquinhos em lugares diversos. Você pode encontrá-los na internet, mas tem uns que são mais fracos e não achei mais os de boa qualidade. O último de boa qualidade que adquiri foi minha mãe que fez (que mulher maravilhosa ❤️).

Durante a Viagem

Você já tem sua lista de lugares para visitar no Google Maps, mas pode fazer uma no Keep na ordem em que você vai visitar ou pode colocar tudo no Google Calendar com os horários de cada atividade.

Sobre as malas, eu gosto de tirar tudo de dentro e guardar no armário do quarto do hotel, porque fica mais organizado e consigo ver tudo que eu trouxe. Assim gerencio melhor o que vou usar. No final da viagem, reorganizo tudo nos saquinhos e guardo na mala, pois isso facilita muito na hora de esvaziar a mala quando chego em casa.

Outra dica: deixe uma muda de roupa bem confortável em cima da cama da sua casa antes de viajar. Também deixe a cama pronta para quando você chegar em casa, tomar um rápido banho, vestir a roupa que já estava preparada para você e cair na cama. Seu “eu” do futuro agradece 😊

Espero ter ajudado com esse texto. Se você curtiu, deixe aqui seu comentário. E vamos conversar! Você pode me encontrar no Instagram e também e no Twitter. Podemos falar de organização e produtividade e trocar ótimas experiências. Quem sabe posso te ajudar ^^

Foto da capa: José Carlos Pereira

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

7 comentários

  1. Amei as dicas nunca uso aplicativos de organização para planejar viagens. Faço um levantamento do que quero. Fico em hotéis que me dão uma certa segurança, ou que sejam movimentose que me ofereçam mercados, farmácia, restaurantes. Hahaha mas gostei bastante de suas dicas.

    Bjus

    1. Que bom que gostou Mariah 😍. Siim, sempre olho a avaliação do hotel e os comentários antes de escolher. E também vejo o que tem por perto. Nesse caso de Recife não tive muita opção, porque foi em cima da hora e minha mãe fazia questão que tivesse piscina, aí limitou as opções 😅

  2. Eu preciso assistir essa série da Marie Kondo que tá todo mundo falando. Adorei as dicas, principalmente de sincronizar apps entre si. Ando cada vez mais noiada com essa questão de dados e cada vez mais usando menos essas tecnologias :(( malditos humanos!

    1. Eu já tinha lido o primeiro livro da Marie Kondo e a série mostrou algumas atualizações da técnica dela. É uma ótima série pra ficar empolgada em organizar a casa 😁. Sobre os apps, eu meio que me rendi 😅

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.