Recentemente descobri que meu blog estava lento no Smartphone para algumas pessoas, então passei a semana quebrando a cabeça pesquisando como deixar o WordPress mais rápido. Foi o seu caso? Me diz se ainda estiver lento. Isso se deu por vários motivos e eu tinha que descobrir quais. Mas antes eu tinha que testar a velocidade do site.

Para descobrir o que estava causando a lentidão da versão mobile do blog, comecei a fazer vários testes. Para testar usei principalmente a ferramenta gratuita do Google PageSpeed. Você coloca a url da página que deseja testar e ele dá uma nota de 0 a 100 para a velocidade do seu site. A nota mínima recomendada é 50, pois abaixo disso já é preocupante. Além da nota, o PageSpeed também dá sugestões de melhorias para aumentar a velocidade.

É importante testar várias vezes ao longo do dia e em dias diferentes, pois a nota pode variar por vários motivos. Observe a nota mais frequente nos testes.

Os resultados do meu blog não foram muito bons no mobile. Estavam bem abaixo dos 50 pontos e eu precisava descobrir o porquê. Além das recomendações do PageSpeed, fiz outros testes seguindo as seguintes possibilidades que poderiam deixar o site lento que vou listar a seguir:

Velocidade do site – Servidor

Um bom servidor é importantíssimo para ter um site rápido. Eu fiquei com receio que fosse o servidor que uso que é o Hostgator, apesar de duvidar muito que fosse. Depois de alguns testes, vi que não era ele, pois nos meus outros sites ele roda lindamente! Aliás, se você está começando, recomendo muito o Hostgator, pois ele disponibiliza opções para quem não tem muito conhecimento com desenvolvimento de sites. Se você tiver interesse, tenho esse cupom de 55% de desconto para a hospedagem, mas é por tempo limitado.

Tema mal otimizado

Esse era um dos principais problemas que estavam causando a lentidão no meu blog. Meu tema antigo eu peguei gratuitamente pela biblioteca do próprio WordPress e personalizei algumas coisas pelo código. Mas desde o início vi que ele tinha alguns problemas, principalmente na folha de estilo (CSS) dele. Como aparentemente não estava causando problemas, deixei passar (erro meu).

Ainda tentei otimizar o máximo que eu podia o tema existente. No geral instalei alguns plugins que vou mencionar mais pra frente. Tinha outras mudanças que poderiam ser feitas pelo código, mas o tema não ajudou muito.

Foi então após muito pesquisar, que encontrei outro tema que tinha um estilo e layout que combinavam com meu blog. E o principal, esse tema é otimizado para o Google e muito rápido!

O nome do tema é Blossom Travel Theme da Blossom Themes. Estou amando esse tema! Atualmente uso a versão gratuita, mas meu próximo investimento será a versão paga desse tema. Vale muito a pena!

Velocidade do site – Plugins

Plugins podem deixar o blog lento, por isso é sempre bom ter temas otimizados com o máximo de funções necessárias para não ser preciso instalar muitos plugins. No meu caso, alguns plugins estavam deixando o blog lento, principalmente um que eu usava para redes sociais. Infelizmente eu adorava aquele plugin 🙁 

Outra coisa importante é desativar e excluir plugins que não estão sendo utilizados. Então é bom revisar quais plugins não são necessários e excluir. Mesmo os inativos podem ser brechas de segurança, então é melhor excluir mesmo. Qualquer coisa se precisar é só instalar de novo.

Infográfico para compartilhar com os nomes dos plugins para aumentar a velocidade do site

Plugin de otimização de JS e CSS

Uma técnica para acelerar a velocidade do blog é comprimir os arquivos JS e CSS, que são arquivos responsáveis por algumas funções do site e pelos estilos visuais respectivamente. Para isso utilizei um plugin chamado Autoptimize. Ele também faz outras otimizações nestes arquivos.

Instale um Plugin de Cache

A melhor solução a curto prazo foi instalar um plugin de cache que acelerou e muito o site. No início testei o W3 Total Cache que é o melhor do mercado, mas por algum motivo ele não funcionava muito bem no meu blog. Ele ficava tirando meu site do ar na versão mobile. Suspeito que foi falta de compatibilidade com algum outro plugin. 

Então testei o segundo melhor do mercado o WP Super Cache e funcionou. O resultado não foi melhor que o W3, mas foi bom. Resumindo o que um plugin de cache faz, ele diminui o número de consultas feitas ao servidor, criando páginas estáticas em HTML de cada página do blog, fazendo poucas consultas ao banco de dados e comparando com o que já está armazenado, melhorando assim a velocidade do site.

Plugin de otimização de imagem

Eu já usava o Jetpack que faz uma otimização maravilhosa nas imagens, mas o plugin em si é muito pesado. Mas se eu tirar ele, o blog fica ainda mais lento sem a otimização, então ele acabou ficando. 

Tem outro plugin para otimizar as imagens, dessa vez para diminuir o tamanho delas, que é o EWWW Image Optimizer, mas não instalei, pois como ainda tenho poucos posts, estou fazendo isso manualmente para não ter que instalar mais um plugin e deixar o blog mais pesado. Eu uso o site TinyPNG para diminuir o tamanho das imagens.

Antes de concluir esse artigo testei um último plugin de otimização de imagem que deu um resultado muito bom na velocidade do meu blog: o Optimole tem uma função de otimização chamada lazy loading que só carrega um conteúdo quando ele é requisitado, isso faz com que as imagens só carreguem quando você rola a página para vê-las.


Essas foram as dicas para aumentar a velocidade do site. Se você tiver alguma dúvida pode deixar aqui nos comentários que respondo. 

Você já deve ter percebido, ou não caso você esteja chegando agora, que estou começando a trazer aqui artigos relacionados à criação de blogs. É um assunto que sempre quis falar, pois acabei ganhando muito conhecimento na área desde meus trabalhos com gestão de projetos digitais até esses anos trabalhando no blog.

Você gosta desse tipo de assunto? Se sim, me diz que vou continuar trazendo mais conteúdo assim! Se você quiser ver mais artigos como este, veja os artigos relacionados abaixo:

Sempre aviso sobre novos direcionamentos do blog lá na minha newsletter, onde também envio para você textos e dicas sobre organização e criatividade. É praticamente uma conversa por lá ^^

Como sempre estou também no Instagram e Twitter. Você também pode me encontrar no Pinterest onde coloco vários conteúdos e inspirações 😊

Foto da capa: Clément H (unsplash.com)

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.