Quando comecei esse blog eu recebia 30 leitores por mês. Eu não conseguia aumentar esse número e me esforçava muito divulgando nas redes sociais para trazer tráfego orgânico para o blog, mas não tive muito retorno.

Quando eu estava quase desistindo, me recomendaram usar o Pinterest como forma de divulgar meu blog. E foi assim, 3 meses depois, que meu blog começou a chegar cada vez mais até vocês 🥰

Estatísticas do blog com mais de 40 mil visualizações de página por mês com a ajuda do Pinterest
número de visualizações atuais do meu blog segundo o Google Analytics

Mas o que é o Pinterest?

Antes de partirmos para as dicas para trazer tráfego orgânico com o Pinterest, deixa eu apresentar essa rede social que não é bem uma rede social.

Você talvez já conheça o Pinterest. Ele é muito usado para se inspirar. O Pinterest é uma plataforma muito visual onde você cria pastas e salva inspirações nelas. Mas o Pinterest não tem o foco de ser uma rede social, mas sim de ser um poderoso mecanismo de pesquisa visual. E é aí que você pode divulgar seu blog por lá!

Hoje o Pinterest tem mais de 400 milhões de usuários buscando inspirações e informações também. E a plataforma continua crescendo muito. Imagina quantos leitores podem chegar até seu blog pelo Pinterest?

No Pinterest você pode compartilhar imagens com links que levam para seu blog ou até para seus vídeos no Youtube ou posts no Instagram.

Post popular de Layse Julyanne no Pinterst com dicas de 8 apps para se organizar melhor. O post está com mais de 200 mil visualizações e mais de 3000 cliques para o blog
exemplo dos números de um dos meus pins mais populares

Mas como começar a usar o Pinterest para trazer tráfego orgânico para o blog?

Infográfico para postar no Pinterest resumindo como aumentar o tráfego orgânico do seu blog no Pinterest com as etapas de otimização, nicho e estratégias.

No Pinterest você vai salvar seus posts, com imagens que chamem a atenção, título, descrição e link que mande para seu blog. As pessoas vão salvar (repin) em pastas ou clicar no link.

Quanto mais pessoas interagirem com seus posts (pins) no Pinterest, mas seu pins serão entregues para outras pessoas, então não se preocupe com seu número de seguidores no início, pois você consegue alcançar muitas pessoas com tráfego orgânico mesmo com poucos seguidores.

Mas para alcançar ainda mais pessoas e otimizar sua conta, segue alguma dicas importantes:

1 – crie uma conta corporativa

Primeiro você tem que criar uma conta corporativa no Pinterest. Você faz isso criando uma conta normal e depois convertendo ela para uma conta business.

Algumas pessoas transformam sua própria conta pessoal em corporativa. Eu não recomendo. Eu fiz isso e me arrependi muito. Hoje tenho duas contas separadas: uma pessoal e a do blog corporativa. 

É bom separar as coisas, principalmente por causa do nicho do seu público e para facilitar quando você for salvar pins dos assuntos que seus leitores gostam de ver.

Uma conta corporativa vai te disponibilizar estatísticas e gráficos da sua conta. É ótimo para entender o que está funcionando e o que não está funcionando.

Como converter conta pessoal em conta corporativa/business

  1. vá em configurações
  2. vá em configurações da conta
  3. em configuração de conta desça até a parte de Alterações na Conta
  4. encontre Converter em Conta Business e clique em “Começar”
  5. preencha as informações necessárias

2 – Reivindique seu blog

Agora que você já tem uma conta corporativa, você tem que reivindicar o site do seu blog. 

Reivindicar serve para dizer para o Pinterest que a url do seu blog é sua. Isso vai disponibilizar informações extras nas estatísticas e sobre quem está salvando imagens do seu blog.

Como reivindicar – obtendo o código metatag:

  1. vai até as configurações > reivindicar > site
  2. clique em reivindicar
  3. insira seu site/blog
  4. clique em reivindicar site
  5. escolha a opção para reivindicação “Adicionar Tag HTML”
  6. copie o código metatag que ele te dá

Como reivindicar – adicionando a metatag no blog:

  1. no WordPress vá em aparências > editor
  2. adicione o código metatag antes da tag </head> do seu blog no arquivo header.php. Se não estiver nesse arquivo ele pode está no index.php

Importante.: se você fizer dessa forma, toda vez que você atualizar o tema do seu blog essa metatag vai sumir e você vai ter que colocar ela de novo. Isso acontece com todos os códigos que você coloca diretamente nesse arquivo. Então sempre tenha uma cópia salva (ter uma cópia do blog salvo é sempre bom 😉)

Como reivindicar – terminando a configuração no Pinterest:

  1. no Pinterest clique em avançar
  2. você receberá a confirmação por e-mail em até 24 horas

3- Configure os rich pins

Com os rich pins o Pinterest vai puxar informações extras do seu blog para colocar nos seus pins. Para ativar basta seguir os passos:

  1. confira se as metatags do seu blog estão ok. No WordPress você pode instalar o plugin Yoast SEO
  2. acesse a página de validação de rich pin
  3. digite a url de um post do seu blog
  4. clique em “validate”
  5. pode demorar alguns dias para validar

4- Escolha um nicho

Agora que você tem seu Pinterest todo configurado, hora de planejar seu conteúdo. E a primeira etapa é definir seu nicho. É muito mais fácil criar conteúdo no início quando temos um único assunto para falar. Isso também vale para o Pinterest.

Você pode entender melhor como criar seu nicho e também sua persona nesses dois textos:

A partir daqui esse texto possui links de afiliados. Se você comprar qualquer coisa por esses links, você vai está ajudando a manter esse blog vivo e a trazer conteúdos lindos para você ❤️

5- crie pastas relacionadas ao seu nicho

Já tem seu nicho definido? Hora de criar as pastas! Crie pastas relacionadas ao seu nicho e salve pelo menos 30 pins dentro delas. Não faça isso num dia só, pois pode ser considerado spam. Existem várias dicas de como criar pastas e a maioria eu aprendi com o e-book da Nanda Ferreira. Na verdade, meu blog não teria crescido sem a ajuda dela!

6- Frequência de pins

No início eu não postava todos os dias no Pinterest e por isso meu blog não crescia tanto quanto eu esperava. Quando passei a salvar pelo menos 1 pin meu por dia, meu blog passou a receber muitos leitores!

Então aqui minha recomendação, poste pelo menos 1 pin do seu blog por dia e salve outros 6 pins de outras pessoas nas suas pastas por dia.

Uma boa notícia é que no Pinterest é possível agendar os pins para até 14 dias.

7- Estratégias para trazer tráfego orgânico pelo Pinterest

Você pode usar SEO no Pinterest, que seria uma forma de otimizar seus posts para o Pinterest distribuir para mais pessoas.

Existem várias dicas de como usar palavras chaves na descrição e no título, usar palavras-chave, fazer imagens chamativas usando a palavra-chave na imagem, etc.

É realmente muita informação e eu aprendi boa parte no e-book da Nanda, o Manual do Pinterest, que recomendo muito pra você que está começando a divulgar seu blog no Pinterest.

O e-book não é caro e você pode tirar dúvidas com a Nanda se precisar. Ela é super disponível para tirar dúvidas. E comprando o e-book da Nanda por aqui, você ainda ajuda o blog a continuar existindo!

Capa do manual do pinterest em um ipad. Na capa está escrito Manual do Pinterest, um guia para desvendar a plataforma. Clique nesta imagem para comprar o Manual do Pinterest.

Se você quiser tirar dúvidas comigo sobre Pinterest pode ficar a vontade também. Você pode perguntar por aqui ou no meu Instagram @laysejuju.

8- Infográficos

Só mais uma dica. Faça infográficos! Essa aprendi com a Nanda também ^^ 

Lembra que eu falei que quanto mais pessoas interagirem com seu pin, mais ele vai ser distribuído para outras pessoas?

Então, infográficos são muito salvos. Quanto mais salvos eles são, mais tempo eles ficam vivos no Pinterest trazendo pessoas para seu perfil e seus posts.


E foram essas as dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu blog com o Pinterest! Espero que tenha sido útil para você ^^

Qualquer coisa se precisar estou no Instagram como @laysejuju, onde posto textos e dicas de organização, criatividade e Bullet Journal. E também estou no Twitter!

Além disso, tenho uma newsletter com vários textos sobre produtividade, reflexões, experiências e brindes! 💌

Foto da capa: Pixabay (pexels.com).

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

1 comentário

  1. E muito importante divulgar de forma orgânica poste do seu nicho e produtos atrativos de pessoas que buscam moda sempre ajuda com trafego para seu site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.