Dizem que a infância é a fase mais criativa da nossa vida. Mas existe outra fase muito importante para a criatividade. É a fase da adolescência, que é definitiva para mantermos ou não nosso potencial criativo durante o restante da vida.

Na adolescência temos um grande potencial criativo, mas infelizmente esse potencial é bloqueado pelos adultos. Dan Siegel, professor clínico de psiquiatria da Faculdade de Medicina da UCLA, diz que existem quatro elementos essenciais para a criatividade, mas a gente vai perdendo esses elementos com a transição para a vida adulta. Ainda segundo Siegel, a fase da adolescência vai dos 12 aos 24 anos de idade, podendo variar para mais ou para mentos. Nessa época nosso cérebro vai sendo remodelado.

É nessa fase também que sentimos mais emoções, muito por causa dessa remodelação cerebral e não apenas pelas mudanças hormonais como popularmente acreditamos. 

Não são os hormônios que alteram o comportamento do adolescente, mas sim a evolução do cérebro que passa por uma etapa de “poda”, onde destrói neurônios e conexões que não acha necessário. A criança deixa de ser generalista para se tornar uma adolescente especialista.

A dica para quem ainda está na fase da adolescência e não quer perder certos gostos durante a “poda”: pratique bastante esses gostos e hobbies durante a adolescência. Geralmente o cérebro “poda” aquilo que não está sendo tão usado.

Caderno colorido com a palavra Creative que significa criativo

Os 4 elementos essencias da criatividade 

Siegel diz que os adolescentes possuem 4 elementos essenciais da criatividade. Nós costumamos perder esses elementos na vida adulta, mas se praticarmos podemos recuperá-los. Vamos aos 4 elementos:

1- Brilho emocional ou Paixão

É nessa época que os adolescentes se apaixonam pelas coisas, causas, hobbies, bandas, livros etc. E geralmente essa paixão é sufocada pelos adultos. Os adolescentes devem ser apoiados nessa época.

É nesse período também que se começam, na maioria das vezes, transtornos como esquizofrenia e depressão, por causa da “poda” dos neurônios. Então um acompanhamento e tratamento cedo é muito importante.

O que você pode fazer: Se mobilizar por uma causa para ajudar o mundo: contra a violência, apoiar o feminismo, proteger o meio ambiente, proteger os animais etc.

2- Engajamento social ou Socialização

Nessa época os adolescentes se afastam dos pais e se aproximam dos amigos. Isso são os genes dizendo que para sobreviver eles precisam se aproximar de grupos, de amigos. 

O que você pode fazer: conhecer novas pessoas, formar grupos colaborativos em pró de uma causa, fazer grupos de conversa de interesses em comum etc.

3- Novidades

Por causa da dopamina, o adolescente quer fazer coisas novas e emocionantes. Por isso nessa época eles estão mais propensos a correr o risco de se machucar, principalmente porque na cabeça deles os prós são mais vantajosos que os contras. 

Felizmente na vida adulta isso costuma ficar bem mais equilibrado. E a busca por novidades pode te fazer experimentar coisas novas.

O que você pode fazer: conheça coisas novas, visite novos lugares, tente novos hobbies, aprenda coisas novas, escute músicas de estilos diferentes, assista filmes de gêneros que você não costuma assistir etc.

4- Exploração Criativa 

Adolescentes gostam de fugir do padrão. É uma forma do ser humano se adaptar às mudanças do mundo. Adolescentes querem mudar o mundo atual, eles não estão satisfeitos com o que temos hoje. Isso faz com que grandes ideias venham das mentes dos adolescentes.

O que você pode fazer: pense em formas de melhorar um problema da sociedade e do mundo. Pode ser um problema do seu cotidiano também, como pensar em formas diferentes de estudar e aprender algo novo. Não se censure, só tente fazer esse exercício.


E aí, você acha que seu potencial criativo também foi bloqueado na adolescência? Comente aqui!

Futuramente pretendo trazer mais exercícios para a gente praticar esses 4 elementos. E também trarei mais conceitos sobre criatividade de outros especialistas. Aqui no blog tem um texto para quem está com bloqueio criativo e já ajuda como exercício para a criatividade.

E como sempre estou no Instagram e Twitter. Você também pode me encontrar no Pinterest onde coloco vários conteúdos e inspirações 😊 Aliás, eu comecei a falar desse tema lá no Instagram. Você encontra esse resumo nos destaques “Aquele Café”.

Também se inscreve na minha newsletter 💌! Lá eu trago dicas de coisas que experimentei, livros, lugares, novidades e às vezes tem brindes!

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

5 comentários

  1. Eu estou na adolescência e, diferente da maioria, eu não tenho demasiado apego social, nem saia muito, exceto os dias em que caminho, no entanto, minhas inclinações artísticas são profundas; não a uma obra qualquer, mas a criação de minha própria existência, eu sei de um caminho onde poderiam dizer que é a fonte da juventude — nunca irei me arrepender de, ainda nessa fase, possuir um gosto intelectual diferente.

    1. Oi Murilo, obrigada por tirar um tempo para comentar. A adolescência é a fase da descoberta do mundo e de quem somos, mas é só o início dessa descoberta. A gente muda muito, tipo muito mesmo. Aproveite essa fase para desenvolver suas habilidades artísticas. Você escreve muito bem aliás. Sobre relações sociais tenho que te contar uma coisa, não tem como fugir. Somos seres sociais. Só sobrevivemos no meio social, mesmo que a gente não fique muito a vontade com isso. Já tive muita dificuldade social. Preferia ficar comigo mesma e minha criatividade, porém isso me prejudicou muito na vida adulta. Depois de muita terapia hoje encontrei o equilíbrio. Espero que essa fase seja muito proveitosa para você e não tenha medo de pedir ajuda se precisar. Mais uma vez obrigada por comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.