Sei que esse mundo da organização pessoal é tão cheio de informação que a gente acaba não conseguindo fazer nada com tanta coisa na cabeça. Desde o início deste blog venho pensando em como escrever esse texto de maneira útil e acho que encontrei uma forma didática de mostrar como se organizar para quem está começando.

A ideia é aplicarmos a organização a um exemplo prático. É parecido com as técnicas de desenvolvimento de hábitos (posso falar sobre isso no futuro), em que você escolhe de 1 a 3 hábitos para ir colocando em prática aos poucos. Colocando o que aprendemos em prática fica mais fácil de aprender.

Então como começar?

Escolhendo um projeto

O primeiro passo para se organizar e começar a praticar a organização pessoal neste caso, é escolher um projeto para organizarmos. Não precisa ser grande, pense em pelo menos um pequeno projeto que você vai colocar em prática e terminar até o fim do mês. Assim você pode organizar um quadro no Trello para ele se for necessário, dividir as etapas durante as semanas e  dias.

Pode ser projeto profissional ou pessoal. Pode ser fazer um curso ou relaxar mais, escrever um texto e publicar no Medium ou LinkedIn, sair pra conhecer gente nova, ler 1 livro por mês, escrever o primeiro capítulo do livro, terminar o primeiro capítulo do TCC, terminar o design do seu site, etc.

Se você estiver empolgado para começar algo grande, então vai em frente! Mas procure ficar só nele por enquanto. Até dá para gerenciar um projeto grande e outros pequenos, mas como estamos começando aqui, vamos por partes. Isso também vai de pessoa para pessoa, tente não se sobrecarregar. Eu tenho muito essa tendência de fazer várias coisas ao mesmo tempo e depois não conseguir dar conta, então venho tentando diminuir isso, mas sei que é difícil.

Mas vamos continuar aqui com nosso passo a passo e ir para o próximo tópico.

O método de como se organizar

Já citei o uso do Trello para organizar seu projeto, que basicamente usa o método Kanban para gerenciar projetos. Mas o que é Kanban? Kanban é um método de desenvolvimento ágil, onde você divide as tarefas em: a fazer, em andamento e concluído.

É parecido com o Scrum, onde você tem tarefas que são divididas em pequenas tarefas e delegadas durante a semana. No fim de cada semana é avaliado o que foi feito e novas tarefas são delegadas. Falei mais sobre o Scrum no texto sobre organização da parede ao trello.

Eu tento juntar os dois métodos na minha vida. Para organizar as tarefas do seu projeto no Trello, tenho um texto aqui no blog explicando mais como o Trello funciona e tenho um projeto de exemplo no Trello que você pode fazer um cópia e usar!

Caneta sobre caderno e uma xícara de café do lado

Se organizando com o GTD

Existem vários outros métodos e hábitos da organização que podem te ajudar. Eu gosto muito do Kanban e do Scrum e acabo relaxando em procurar saber de outros (erro meu). 

ei, a partir daqui tem uns links que são afiliados. Isso quer dizer que eu posso ganhar uma comissão caso você compre ou assine algo pelo meu link. Isso me ajuda demais a continuar a criar conteúdo pro blog! Mas se você não se sentir confortável, você pode pesquisar o nome dos itens sem problemas ^^

Mas outro método muito famoso de organização é o GTD (Getting Things Done ou A arte de fazer acontecer) e a melhor pessoa para falar sobre ele é a Thais Godinho. Mas resumindo, o GTD é um método criado por David Allen apresentando em seu livro A arte de fazer acontecer e tem como objetivo aliviar a mente, diminuindo o estresse com as tarefas do dia. Apesar de não ter estudado muito sobre o GTD, acredito que eu já usei algumas de suas técnicas e tenho planos de ler o livro futuramente.

Atualização: já estou lendo o livro do David Aleen e é maravilhoso! Está me ajudando muito a organizar meu dia a dia, tanto pessoal quanto profissional. Se você quiser comprar, vou deixar o link no botão abaixo:

Hábitos e rotinas da organização

Outros importantes elementos da organização são os hábitos e rotinas. Já que você está começando, o ideal é escolher uma ou duas das rotinas de organização e colocar em prática. Segue algumas sugestões de hábitos de organização, relacionadas ou não ao seu projeto, para você começar hoje ou amanhã:

Acordar mais cedo (a hora você escolhe)

A ideia de acordar cedo é ter mais tempo para trabalhar no seu projeto. Como qualquer método, não funciona com todo mundo. Você precisa testar e ver se é o que se adapta a você. Fiz um texto explicando melhor sobre os benefícios de ter rotinas matinais aqui no blog e recomendo muito a leitura.

Definir as metas do ano

Defina suas principais metas do ano, o que você quer alcançar, como você quer terminar o ano? Você pode revisar essas metas no decorrer do ano e fazer atualizações.

Banner promocional do planner anual completo. Na imagem alguns exemplos do planner com planner semanal e calendário não datado. E a frase Planner anual completo 2023. Pegue o seu!

Anotar seus gastos e ganhos

Para ter um controle financeiro, é importante anotar o que entra e o que sai. Existem vários apps que ajudam com isso, mas ainda não encontrei um que atenda minhas necessidades, então ainda uso a boa e velha planilha.

Anotar suas tarefas diárias um dia antes

No fim do dia anote as tarefas do dia seguinte, assim você começa o próximo dia já sabendo o que vai fazer e não perde tempo pensando por onde começar.

Agendar um dia ou horário para relaxar

Isso é muito importante. Você tem que tirar um tempo para relaxar. A gente acaba trabalhando muito e perde a noção do tempo. Isso acaba nos deixando doentes, então tire um tempo para relaxar.


Essas foram só algumas ideias para você começar a se organizar. Vou continuar trazendo outras nesse blog, mas vá inserido na sua rotina aos poucos. E não se preocupe se você tiver uma semana toda desorganizada e simplesmente ligar o foda-se pras planilhas ou pro Trello ( Já fiz muito isso 😄). Isso é normal e até necessário pra dá uma clareada na mente e até tentar métodos diferentes. A gente muda e nossos métodos também mudam. 

Se você tem alguma dúvida e quer compartilhar comigo, fique a vontade para deixar seu comentário. Mas se for algo mais pessoal, assine minha newsletter. Lá somos uma comunidade e o espaço está aberto para desabafar, dá sugestões, críticas etc.

Como sempre estou no Instagram e Twitter. Você também pode me encontrar no Pinterest onde coloco vários conteúdos e inspirações 😊 E agora também tenho um canal no Telegram!

Foto da capa: Jessica Lewis (unsplash.com)

Sobre o Autor:

Layse é apaixonada por organização pessoal e criatividade. Trabalha na área de Marketing com foco em conteúdo, mas também adora ilustrar! Sua razão de viver são seus 2 bebês felinos: Narceja e Momo ♥

Você também pode gostar de:

9 comentários

  1. Fui na psicóloga hoje e isso foi tema da nossa conversa, minha dificuldade em me organizar. Por não me organizar eu acabo me perdendo num mar de assuntos que tenho interesse mas não me aprofundo em nada e fica tuo meio vago na minha vida, sabe? Ela me pediu pra tirar 1 dia pra por no papel as coisas que eu quero e etc com certeza suas dicas vão me ajudar.

    1. Terapia ajuda muito! Minha psicóloga me passou um exercício parecido nos primeiros anos de terapia. Fico muito feliz que você tá fazendo terapia 💖

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.